Cidade

BRK executa obra de substituição de redes, na região central de Sumaré, nesta terça

Intervenção ocorrerá no cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Emílio Leão Brambila a partir das 8h; bairros podem ter oscilações no abastecimento durante execução dos serviços

As obras de substituição de redes de água na região central de Sumaré continuam, e nesta terça-feira, dia 12, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, executa mais uma etapa dessa intervenção. A concessionária irá realizar a instalação de dois registros para concluir a setorização da nova rede de água.

“Essa é uma ferramenta importante para a redução do índice de perdas de água no município. Com este trabalho, subdividimos grandes redes de abastecimento em sistemas menores, organizando e monitorando a distribuição de água. A setorização da nova rede na região central da cidade nos permitirá obter avaliações localizadas de possíveis vazamentos, possibilitando ações pontuais, identificando as causas com maior facilidade e agilizando a prestação dos serviços”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.

A intervenção irá ocorrer no cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Emílio Leão Brambila. Os trabalhos estão previstos para ter início às 8h, e serem concluídos até às 14h. Durante esse período, o trânsito ficará interditado somente no trecho da Rua Emílio Leão Brambila; o tráfego de veículos na Avenida Rebouças não terá nenhum impacto. Os locais estarão devidamente sinalizados, mas a concessionária orienta que os motoristas e pedestres redobrem a atenção ao passar pelo trecho. E, por ser um local de grande circulação de veículos, orienta que, se possível, evitem o trajeto.

Além disso, por conta da obra, parte dos bairros da região central pode ter oscilações no abastecimento de água. A previsão é que o serviço seja totalmente regularizado no final da noite da própria terça-feira, dia 12. Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Vila Zilda Natel, Vila Santana, Jardim Alvorada, Vila Yolanda Costa e Silva, Jardim Marchissolo, Jardim Paulista, Jardim Res. Veccon, Jardim São Carlos, Jardim São Rocchi, Parque Emília, Vila Juliana, Horto Florestal, Jardim Eldorado, Centro, Parque Franceschini, Vila Menuzzo, Jardim São José e Vila Miranda.

OBRAS

Com objetivo de modernizar o sistema de abastecimento de água de Sumaré, a BRK iniciou, no segundo semestre de 2021, a obra de substituição de redes na região central da cidade. A intervenção vai beneficiar cerca de 2.300 moradores, e faz parte de um plano de substituição de redes que a concessionária executa no município.

No total, 6,5 quilômetros de tubulações serão substituídos. As intervenções ocorrem na Rua Dom Barreto, Rua Antônio do Vale Melo, Rua Antonio Jorge Chebab, Rua dos Bandeirantes, Avenida da República, Avenida Sete de Setembro, Rua Justino França, Rua José Mancini, Avenida Rebouças, Rua Alerte Maria de Marchi, Rua José Luiz Duarte, Rua Pedro Consulin, Rua José Maria Miranda e Rua Ângelo Ongaro. As redes existentes na região central são de ferro, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas. 

A nova tubulação é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de 
incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com uma durabilidade superior a 50 anos. “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos”, explica o gerente.

Para minimizar o impacto das obras à população, a empresa optou por executá-la por meio do método não destrutivo (MND), que reduz a 
quantidade de escavações, uma vez que são abertas valas em locais pontuais para inserir a tubulação. Além disso, permite que o abastecimento continue ocorrendo com regularidade nas residências e comércios do local, o que é possível porque a concessionária instala um varal, 
que é uma rede externa de abastecimento, que mantém o serviço regular. “Esse método é inovador e mostra o compromisso da concessionária 
em promover melhorias, de modo que a população não seja tão impactada”, explica o gerente.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

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