Cidade

Audiências Públicas aprovam desafetação de área para instalação do Corpo de Bombeiros

Próximo passo é a Câmara autorizar mudança através de projeto de lei

A desafetação e afetação da área pública municipal para a instalação de um “Complexo de Segurança” de Nova Odessa, que contará com a Base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado, foram aprovados pela comunidade, na Audiência Pública ocorrida no último dia 31 de março na EMEF Professora Salime Abdo, no Jardim Santa Rita 2 (a segunda sobre o tema). A audiência pública foi conduzida pela secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Juliana Camargo, e pelo secretário-adjunto de Obras e Planejamento, Renan Cogo.

O processo, que já havia sido analisado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, será agora encaminhado pelo Poder Executivo para a Câmara de Vereadores, na forma de um projeto de lei autorizando a mudança da categoria de uso do terreno, que pertence à Prefeitura e que fica na Avenida João Pessoa, no Bosque dos Cedros.

A área pública era considerada um Sistema de Lazer, mas deve passar à categoria de área para Uso Especial, abrindo espaço para o tão sonhado “Complexo de Segurança”, a começar com a base do Corpo de Bombeiros – além de, no futuro, das novas sedes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Defesa Civil. O terreno tem 4 mil metros e localização estratégica, próximo ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta, quase em frente ao Fórum da Comarca.

“Por meio das audiências públicas, a população contribui para que os assuntos de interesse público e coletivo sejam assegurados. Agora, findada a aprovação da desafetação e afetação da área pela comunidade local, seguimos com os trâmites junto ao Governo do Estado, cujo convênio assinamos em dezembro”, afirmou o prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho.

“Quero agradecer ao vereador Professor Antonio, muito atuante nesta causa junto comigo, de trazer o Corpo de Bombeiros para Nova Odessa. Era uma luta minha e do meu amigo Antonio de muitos anos na Câmara, e graças a Deus aquele sonho que a gente tinha, aquela luta de anos atrás, cada dia mais está mais perto de se tornar realidade”, completou o chefe do Executivo.

Como o Município não dispõe de verbas para a construção, o prefeito Leitinho e o vice Mineirinho reivindicaram os recursos junto ao deputado Rafa Zimbaldi e ao então secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marcos Vinholli. O compromisso, neste caso, é pelo envio de um recurso de R$ 1,6 milhão para ajudar a Prefeitura a custear as obras da nova base do Corpo de Bombeiros na cidade.

“Felizmente, está tudo encaminhando. Vamos começar a construir, em breve, se Deus quiser, o Complexo de Segurança para fazer a diferença na vida da população de Nova Odessa, com os três órgãos trabalhando juntos, num só lugar. Nova Odessa tem 116 anos e não tem bombeiro. E a atual gestão, no seu segundo ano de mandato, já está viabilizando isso”, disse recentemente o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho.

Deixe um comentário