Geral
Parque oferece espaço de qualidade e promove contato da comunidade com natureza – Foto: Divulgação

Zezé inaugura Parque Socioambiental do Green Park e fala em ‘novo marco’

Parque vai proporcionar bem-estar e incentivar a prática de atividades físicas; espaço conta com pista de caminhada, ciclovia e área para pets

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (PL), inaugurou no sábado (20) o Parque Socioambiental “GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis”, localizado na rua Beatriz Allievi, entre o condomínio Green Park e a Central do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A inauguração fez parte das comemorações do aniversário da cidade. “O Parque Socioambiental é um marco para Hortolândia. Com esta inauguração, reafirmamos nosso compromisso em oferecer espaços de qualidade, promovendo o contato da comunidade com a natureza e contribuindo para o desenvolvimento sustentável “, afirmou o prefeito.

A cerimônia foi marcada por uma homenagem ao guarda municipal que dá nome ao parque, bem como uma apresentação de cães da corporação: Thor, Ozzy e Ralf. O patrulheiro homenageado faleceu em 2020 durante a pandemia, vítima de complicações da Covid-19.

“Ver o nome do meu irmão, GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis, eternizado neste parque é uma emoção indescritível. É uma forma de preservar sua memória e reconhecer sua contribuição para a nossa comunidade”, disse Carlos Wagner Fernandes dos Reis, de 47 anos, irmão do homenageado.

O parque é inaugurado com o objetivo de proporcionar bem-estar e incentivar a prática de atividades físicas. A construção de uma ciclovia e uma pista de caminhada visa atender as necessidades de diversos públicos. O planejamento paisagístico traz beleza ao ambiente, com a presença de espécies de mudas ornamentais, como Azulzinhas, Camarão Vermelho, Moreia e Palmeira Cica.

“Estamos muito felizes com a inauguração do parque. Agora temos um espaço próximo de casa onde podemos desfrutar da natureza, fazer caminhadas e praticar atividades físicas”, afirma Roberto Monteiro, de 57 anos, morador do bairro Santa Clara há 15 anos.

Destacando-se no parque, o plantio de árvores nativas e frutíferas, incluindo duas jabuticabeiras doadas por uma propriedade particular, evidencia o paisagismo local. Bancos e mesas feitos com materiais reaproveitados visam oferecer um ambiente acolhedor aos visitantes.

A arte do grafite marca presença, trazendo diversão e um ambiente ao ar livre. Ilustrações infantis, em tons de azul e amarelo, com formas circulares, criam uma atmosfera familiar. O renomado artista de grafite Hélio Domingues da Luz, conhecido como Cabelin, com uma vasta experiência de 25 anos, foi o responsável por esse trabalho. O parque também protege e preserva uma nascente existente na área.

No local foi implantado o “Parcão”, um espaço especial no parque, que oferece um local para os animais de estimação brincarem e interagirem com seus donos. O playground do “Parcão” é construído com madeira reutilizada.

“É maravilhoso ter um parque adequado para passear com minha cachorrinha. Agora podemos desfrutar de um espaço seguro e agradável, onde nossa família de quatro patas também é bem-vinda”, ressalta Lucilene Cassiano, de 48 anos, que estava acompanhada da cachorrinha Marley.

Deixe um comentário