Ventania cancela evento, deixa feridos e assusta moradores em Paulínia
Pessoas que estavam na área onde era realizado evento
musical relataram momentos de terror, em frente ao Theatro Municipal; cantor
lamentou ocorrido
Paulo Medina | Tribuna Liberal
O temporal, acompanhado de fortes ventos que atingiu Paulínia nesta quarta-feira (15), danificou parte da estrutura do evento “Violada Chora, Me Liga”, em frente ao Theatro Municipal. Além do cancelamento do show dos cantores sertanejos João Bosco e Vinicíus, quatro pessoas também ficaram feridas. O vendaval e a destruição assustaram moradores, que relataram momentos de “terror”. João Bosco lamentou o ocorrido.
Os feridos receberam atendimento médico no Hospital Municipal de Paulínia. Não houve, porém, registro de ferimentos graves entre as vítimas. Os pacientes já receberam alta médica. João Bosco postou nas suas redes sociais um comunicado lamentando o caso em Paulínia.
“Muitas vezes não entendemos coisas que acontecem na nossa vida e perguntamos: por que comigo? O que eu fiz para merecer isso? Veja bem, ninguém consegue chegar a um resultado positivo e satisfatório no que se propõe, sem acreditar. Os percalços nos fazem crescer e quando caímos, não devemos nos preocupar muito com o tombo, mas sim, como iremos nos levantar. Vamos em frente”, escreveu o cantor.
O evento, chamado de “Violada Chora, Me Liga”, classificou a chuva como “forte tempestade” que destruiu, de maneira, “rápida e avassaladora”, a estrutura física do festival, marcado por churrasco e música. Placa de metal foi arrancada do local.
“(A organização) lamenta que um desastre natural desta grandeza tenha prejudicado, pela segunda vez consecutiva, o trabalho de meses de uma equipe comprometida em oferecer entretenimento ao público presente”, afirmou a organização, em nota.
Moradores postaram relatos do susto. “Foi tudo tão rápido e assustador! Estávamos embaixo de uma das tendas e então veio a chuva e junto com ela um vento tão forte! Era um evento que tinha várias crianças, inclusive um espaço de recreação para elas! Foi um susto, muito grande, tudo aconteceu muito rápido de maneira repentina, sim repentina! Estávamos próximos a área das churrasqueiras e com a força do vento as brasas foram jogadas pra cima de nós, tive algumas queimaduras nas costas, mas nada grave. Só agradecer pelo livramento que passamos”, relatou a moradora Franciele Prieto.
“Quando a chuva iniciou, o pessoal nem imaginava que estava por vir, todos estavam cantando, o DJ colocou um som legal, mas em poucos minutos, vivemos um terror. Foi tenso demais”, disse Rosi Santos.
QUEDA DE ÁRVORES
A Defesa Civil de Paulínia constatou queda de árvores no bairro São José, Parque da Represa e Fortaleza.
DEFESA CIVIL ALERTA PARA RISCO DE TEMPESTADES COM RAJADAS DE VENTO
A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta de tempestades e rajadas de vento intensas com validade entre esta sexta-feira (17) e domingo (19). A soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado de São Paulo. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.
As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h. Já para as condições de chuvas, na RMC (Região Metropolitana de Campinas), acumulados devem ser de até 100 mm.
ORIENTAÇÕES
Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas. Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas.
“Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências. Em Nova Odessa, o telefone da Secretaria de Meio Ambiente é o (19) 3476-5728. O cidadão também pode comunicar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (19) 99754-9260.)”, informou a Prefeitura.
Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.
Em caso de falta de energia ou ocorrências envolvendo postes e a rede elétrica, é importante que a população entre em contato imediatamente com a CPFL Paulista no https://servicosonline.cpfl.com.br/ ou www.cpfl.com.br, no App “CPFL Energia” ou pelo WhatsApp (19) 99908-8888.
Deixe um comentário