Vendaval destelha restaurante e derruba árvore em Nova Odessa

Ligeira e fora de época, chuva causou transtornos na região central e queda de fiação no entorno de escola, no bairro Klavin, após queda de árvore; na Vila Azenha galhos também caíram

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Breve e forte, um vendaval acompanhado de um temporal fora de época ocorrido na tarde desta quinta-feira (24) causou o destelhamento de um restaurante na região central de Nova Odessa e a queda de árvore sobre uma fiação elétrica em frente a uma unidade escolar, no bairro Klavin. Galhos também caíram na Vila Azenha. Ninguém ficou ferido. A ventania mobilizou a equipe da Defesa Civil às ruas da cidade. Por outro lado, os fortes ventos e a chuva trouxeram alívio para a região, uma vez que as últimas temperaturas registradas bateram à casa dos 35°C, com umidade relativa do ar na faixa de 20%. O Cepagri da Unicamp apontou a ocorrência de ventos de 34,8 km por hora.

“Na rua João Pessoa houve o destelhamento de um restaurante, ninguém ficou ferido, não pegou telhas em veículo nenhum e em frente a uma escola, na rua Geraldo Leme, no bairro Klavin, caiu a fiação de energia e a Defesa Civil aguarda a CPFL chegar, ninguém ficou ferido”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Nova Odessa, Vanderlei Willians Vanag ao também mencionar a queda de galho na Vila Azenha.

A previsão do tempo para esta quinta se confirmou: predomínio de sol no decorrer do dia, mas com períodos de céu parcialmente nublado, quando ventos soprariam com intensidade moderada e rajadas na região. A temperatura chegou aos 35°C e a umidade relativa do ar mínima ficou em 20%.

“A previsão para a sexta-feira é de nebulosidade variável, com mais períodos de céu parcialmente nublado. As chances são pequenas, mas não se descartam pancadas isoladas de chuva, sobretudo nas primeiras horas da madrugada (virada de quinta para sexta), e à noite, devido ao maior teor de vapor de água em várias altitudes da troposfera. No entanto, ainda sob influência do ar quente, as temperaturas devem ficar entre 19 e 31ºC, e a umidade relativa do ar mínima ainda deverá ficar em torno de 30%, a partir da tarde os ventos ganham intensidade moderada a forte, com rajadas ocasionais, o que deverá persistir no final de semana".

"A tendência para o sábado é de ventos moderados a fortes, soprando do sudeste, transportando um ar mais frio e umidade para a região. Essa situação favorece o declínio nas temperaturas devido à entrada do ar frio e a condição de céu nublado a encoberto – o que inibe a elevação térmica no curso do dia. Sobretudo a partir da tarde, são esperadas chuvas regulares e com boa distribuição espacial. O dia amanhece com temperatura em torno de 18ºC e a máxima esperada é de 22ºC no começo da tarde”, informa boletim do Cepagri. “O declínio térmico decorrente do ar frio deverá ser percebido a partir da tarde, e a mínima ocorrerá à noite: 15ºC”, finaliza.

Deixe um comentário