Geral
Queda de árvore causou bloqueio na estrada Sumaré-Monte Mor depois do temporal que atingiu a região

Vendaval derruba árvore de grande porte e bloqueia a Sumaré-Monte Mor

Defesa Civil de Monte Mor foi mobilizada para promover a sinalização da estrada e avisar sobre a obstrução da via; em Hortolândia, foram registrados 13,4 mm de chuvas

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O vendaval que atingiu a região na tarde desta terça-feira (31) provocou a queda de uma árvore de grande porte, bloqueando a estrada que liga Monte Mor a Sumaré. A situação exigiu uma ação rápida da equipe da Secretaria de Defesa Civil de Monte Mor, que se deslocou ao local após um chamado de emergência.

A Defesa Civil informou que sinalizou e alertou motoristas sobre a obstrução na estrada até que a árvore seja completamente removida. Instantes após o bloqueio da via, o órgão fez um apelo aos motoristas para que evitassem a área a fim de garantir a segurança e facilitar o trabalho das equipes.

“Com o vento forte da tarde desta terça-feira (31), a equipe da Secretaria de Defesa Civil de Monte Mor precisou se deslocar para a estrada Monte Mor - Sumaré, depois de um chamado. A ação da equipe está sendo de sinalizar e indicar a obstrução da estrada no município de Monte Mor para que a equipe de Sumaré possa efetuar a remoção da árvore, já que ela caiu no município vizinho”, explicou a Defesa Civil.

A Defesa Civil de Monte Mor recebe chamados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no telefone 19.3889-1622. Os Bombeiros Voluntários podem ser acionados pelo telefone 19. 97420-3005. “Depois das 17h, sábados, domingos e feriados, caso seja uma ação de urgência ou emergência, ligue para 199 ou para a Guarda Civil Municipal: 153 ou 19.3879- 2823”, informou a Prefeitura de Monte Mor.

Em Hortolândia, a Defesa Civil informou que, apesar da chuva registrada, não foram reportadas ocorrências significativas. “A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Defesa Civil, informa que nesta tarde foram registrados 13,4 mm de chuva em Hortolândia, e que não foram registradas ocorrências em razão desta chuva”.

Segundo meteorologistas do Cepagri da Unicamp, as cidades da região, depois de uma terça - feira abafada, com nebulosidade variável, tempo instável e ocorrência de chuvas, preveem que a tendência para esta quarta-feira (1°) é de céu parcialmente nublado a nublado e ventos moderados a fortes após a passagem de uma frente fria.

“Não se descarta a ocorrência de chuvas ou pancadas isoladas no decorrer da tarde. As temperaturas ficam entre 19 e 26ºC. A quinta-feira deverá amanhecer com temperaturas um pouco mais baixas em relação aos dias anteriores (em torno de 18ºC), devido ao impacto da frente fria, mas já ao longo do dia as temperaturas voltam a subir, e a máxima está prevista em 29ºC. No decorrer do dia, alguns períodos de ventos moderados são esperados, especialmente pela manhã e ao entardecer, e a nebulosidade varia entre parcialmente nublado e nublado. Há possibilidade de pancadas de chuva e eventuais trovoadas”, detalha o Cepagri.

“Indicativos para a sexta-feira sugerem um novo reforço da instabilidade, devido à aproximação de uma nova frente fria, com expectativa para novos temporais nos períodos da tarde e da noite, e na virada da sexta-feira para o sábado, a passagem da frente fria deverá vir acompanhada por chuvas possivelmente intensas e volumosas, de caráter generalizado (bem distribuídas)”.

Deixe um comentário