Geral
Gestores públicos paranaenses estudam implantar modelo do Consimares para reciclagem

Usina móvel de reciclagem de entulhos pode servir de referência ao Paraná

Em intercâmbio, gestores públicos conheceram equipamento capaz de triturar 100 toneladas de entulho por hora que começará a atender cidades da região; Governo do Estado investiu R$ 3,5 milhões na aquisição do equipamento

Da Redação | Tribuna Liberal

Gestores públicos de cidades do Paraná conheceram a Usina Móvel de RCC (Resíduos da Construção Civil) do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), nesta quinta-feira (19), durante intercâmbio na região. A estrutura do equipamento, em fase de licenciamento ambiental para entrar em operação, foi apresentada durante visita técnica da comitiva ao município de Elias Fausto, uma das sete cidades que integram o Consórcio. O grupo foi recebido pelo presidente do Consimares, Mauricio Baroni.

A Usina Móvel de RCC é uma conquista do Consimares junto ao Governo do Estado, que investiu R$ 3,5 milhões no equipamento, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição). A estrutura é composta por um caminhão conjugado a um equipamento móvel, que tritura restos da construção civil a exemplo de tijolos, concreto, telhas, azulejo, blocos cerâmicos, dentre outros. A usina tem capacidade para moer 100 toneladas de entulhos por dia.

Após o processo de reciclagem, esses materiais são transformados em pedriscos e podem ser reutilizados na manutenção e recuperação de estradas rurais, na fabricação de passeios de praças, prédios públicos e pátios de escolas. Funcionará em sistema de rodízio entre os municípios consorciados.

Os gestores que participam do intercâmbio para conhecer os projetos para reaproveitamento de resíduos urbanos integram o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, formado por sete municípios do Paraná (Telêmaco Borba, Imbaú, Reserva, Ortigueira, Tibagi, Sapopema e Rio Branco do Avaí), um território com população estimada em 200 mil habitantes.

A atividade, iniciada na quarta-feira (18), é realizada pelo grupo Ambipar Environment, empresa líder em soluções ambientais, localizada em Nova Odessa, com apoio da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, e do Consimares.

SOLUÇÃO REGIONAL

O presidente do Consimares, Mauricio Baroni, enfatizou que a usina móvel de RCC é um importante equipamento para os municípios da região realizarem o descarte correto de entulhos, muitas vezes deixados nas calçadas ou jogados em terrenos baldios.

“Há 15 anos, o Consimares busca soluções para a destinação ambientalmente correta de todos os tipos de resíduos urbanos, que é um grande problema nas cidades. A Usina de RCC é uma dessas soluções. Também trabalhamos para ampliar a coleta seletiva por meio de cooperativas de reciclagem, na compostagem de resíduos orgânicos e na implantação da central de tratamento que transformará rejeitos em energia elétrica. Estamos de portas abertas para compartilhar nossa experiência com vocês”, disse Baroni aos visitantes.

Juntas, as sete cidades de abrangência do Consimares (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) geram cerca de 8,4 mil toneladas de resíduos da construção civil por mês. O território tem cerca de 1 milhão de habitantes. Os dados constam no Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, elaborado pelo Consimares em 2021.

O advogado Orlando Gomes Pedroso Júnior, secretário municipal de Meio Ambiente de Tibagi, participou do intercâmbio. Para ele, a Usina Móvel de RCC é uma das ações da região do Consimares que pode servir de modelo para outras cidades.

“Lá no nosso município, Tibagi, os resíduos da construção civil são um problema porque não temos um local para dispersar esses entulhos. Então, esse triturador móvel é uma iniciativa superinteressante e importante para dar um destino correto para esses materiais”, comentou Gomes.

EXPERIÊNCIAS

As atividades do intercâmbio começaram na quarta-feira com a recepção dos visitantes pelo Grupo Ambipar, na sede da empresa em Nova Odessa, onde foi apresentado o Programa de Resíduos da Klabin, que reaproveita 98,5% dos seus resíduos industriais, conteúdos formativos sobre economia circular e logística reversa, além de visita guiada às instalações da Ambipar.

Depois, o grupo visitou a cooperativa de reciclagem Juntos Somos Fortes, em Santa Bárbara d´Oeste. Em Nova Odessa, o superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, apresentou aos gestores as principais ações do Consórcio para ampliação da coleta seletiva, recuperação e tratamento de resíduos.

Deixe um comentário