Uma pessoa fica ferida no trânsito a cada 8 horas nas cidades da região
Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública de
São Paulo, total de 683 ocorrências dessa natureza foi registrado entre meses
de janeiro e julho de 2023 em Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e
Paulínia
Da Redação | Tribuna Liberal
O trânsito nas cidades de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia tem se tornado uma preocupação constante para os moradores, e os dados recém-divulgados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) revelam um cenário alarmante. Segundo os números, a cada oito horas, em média, uma pessoa fica ferida em acidentes de trânsito na região.
De acordo com os dados da SSP-SP, as cinco cidades da região totalizam de janeiro a julho de 2023, 683 ocorrências de feridos no trânsito. O número é 4% maior em relação ao mesmo período de 2022, quando 657 casos foram registrados.
Sumaré é a cidade com mais acidentes que resultam em feridos. São 238 casos em 2023, alta de 8% sobre 2022. Hortolândia totaliza 181 ocorrências e teve queda de 10,8%. Paulínia registrou aumento de 13,5%, com 159 casos. Nova Odessa se manteve estável com 53 ocorrências, e Monte Mor, apresentou alta de 26,8% desse tipo de acidente, com 52 casos em 2023.
“O impacto desses números vai muito além das estatísticas. Cada acidente envolve uma vida afetada, famílias desestruturadas e comunidades inteiras sofrendo com as consequências. O tempo médio de uma pessoa ferida a cada oito horas coloca em evidência a necessidade urgente de medidas para melhorar a segurança nas vias e conscientizar os motoristas sobre a importância da direção responsável”, indica o engenheiro Rafael Cabral.
Especialistas defendem que as autoridades locais e estaduais, juntamente com organizações de trânsito e segurança, trabalhem de forma ainda mais conjunta para implementar soluções que reduzam esses números, incluindo a melhoria da infraestrutura viária, campanhas educacionais, fiscalização mais rigorosa e a conscientização dos motoristas sobre os riscos associados a comportamentos imprudentes no trânsito.
Jean Souza, de 38 anos, transita por Sumaré com frequência e disse que fica atento a todo instante aos movimentos de veículos ao lado e na direção oposta para evitar acidentes. “Temos que ficar espertos, não usar celular e dirigir preventivamente, tentando desviar de um acidente que possa acontecer do lado”, disse ele.
Lesão corporal culposa por acidente de trânsito em 2023
Hortolândia: 181 casos
Monte Mor: 52
Nova Odessa: 53
Paulínia: 159
Sumaré: 238
Total 2023: 683 casos
Lesão corporal culposa por acidente de trânsito em 2022
Hortolândia: 203 casos
Monte Mor: 41
Nova Odessa: 53
Paulínia: 140
Sumaré: 220
Total 2022: 657 casos
DEZ DICAS DE BOAS PRÁTICAS O TRÂNSITO
1) Direção defensiva
A direção defensiva ocorre quando o condutor está sempre preparado e atento para evitar riscos de acidente. As técnicas estão agrupadas em cinco elementos básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
2) Quer buzinar? Só quando necessário
Tenha paciência no trânsito e evite buzinar por qualquer motivo. A buzina é um item obrigatório, mas deve ser utilizada somente para chamar a atenção de quem está ao seu redor.
No trânsito, é preciso existir uma comunicação eficiente entre os condutores. O uso correto das setas é essencial para comunicar as intenções de cada um nas vias.
4) Trânsito não é corrida de velocidade
Para garantir boas práticas no trânsito, respeite os limites estabelecidos em cada local. Dirigir em uma velocidade segura possibilita que o condutor tenha maior agilidade e segurança caso precise reagir a obstáculos na via.
5) Nada de dirigir e mandar mensagem
O uso do celular ao volante, mesmo que por alguns segundos, é tão perigoso quanto dirigir embriagado. Deixe o aparelho guardado, já que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a prática é considerada uma infração gravíssima.
6) Mantenha distância segura de outros carros
Manter distância de outros veículos é essencial para minimizar as consequências de uma distração e prevenir acidentes. A prática facilita que o condutor tenha mais tempo para reagir em uma situação de risco e maior espaço para manobras.
7) Use cinto ou equipamentos de segurança
Segundo estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto de segurança no banco da frente reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros.
8) Respeite a sinalização
O Código de Trânsito Brasileiro apresenta um conjunto de sinais definidos para melhorar a fluidez das vias e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. Respeitar a sinalização é uma das principais regras para uma boa convivência no trânsito.
Duas das principais medidas preventivas são a inspeção e manutenção regulares do veículo. Acompanhe o funcionamento dos limpadores de para-brisa, dos pneus, faróis, sistema de freio e correia dentada. Um veículo bem cuidado traz mais segurança.
10) Respeite a faixa de pedestres
Todo condutor eventualmente é um pedestre no trânsito. Uma boa prática é ser educado e esperar as pessoas atravessarem a faixa e dar passagem para quem precisa.
Deixe um comentário