Geral
Equipes de limpeza atuam em oito bairros de Sumaré removendo lama e sujeira

Sumaré vive novo drama com enchentes desde decreto de emergência

Prefeitura já distribuiu mais de 1,4 ml kits de café da manhã e mais de 2,4 mil refeições a moradores; município tem em curso novos protocolos de atendimento

Paulo Medina | Tribuna Liberal 

Sumaré enfrenta mais um desafio com enchentes, em pouco mais de um mês após decretar situação de emergência em outubro devido às fortes chuvas que causaram estragos pela cidade. O município está em emergência por 180 dias depois de 600 imóveis serem atingidos por inundações na cidade. Agora, 400 residências foram afetadas.

Em meio ao segundo drama vivido, o prefeito Luiz Dalben (Cidadania) compartilhou as ações tomadas para lidar com a nova situação, como a distribuição de marmitex e kits de café da manhã para a população atingida.

“Nesta quinta-feira, distribuímos mais 1.400 kits de café da manhã às famílias em situação de vulnerabilidade social que tiveram seus lares atingidos pelas chuvas e cheias dos ribeirões da nossa cidade”, afirmou Dalben nas redes sociais.

Marmitex são distribuídas e kits de café da manhã entregues a moradores afetados

Além disso, o Fundo Social do município está promovendo a Boutique Solidária, oferecendo roupas e calçados para aqueles que necessitam. A Prefeitura também divulgou que, somente na quarta-feira (29), mais de 2.400 refeições foram preparadas e distribuídas à população afetada, incluindo kits de café da manhã, almoço e jantar.

O prefeito ressaltou a intensificação dos esforços da administração para atender às demandas emergenciais. Devido às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias, que resultaram nas cheias dos ribeirões Quilombo e Jacuba, Sumaré registrou pontos de alagamentos, todos monitorados in loco pela Defesa Civil Municipal. No fim desta quarta-feira (29), as águas começaram a baixar.

As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal acompanham in loco as ocorrências, prestando o auxílio necessário e averiguando cada situação, segundo a Prefeitura.

Mais de 400 casas dos bairros Vila Diva, Jardim Maria Antonia, Jardim Dulce, Assentamento Três Pontes, Jardim São Domingos, Jardim Primavera, Jardim Rosa e Silva e Basilicata foram afetadas, porém, não há nenhuma família desalojada.

“Com as chuvas, algumas famílias preferiram ir para casas de parentes ou amigos e outras foram para o abrigo de acolhimento montado pela Prefeitura, mas assim que as águas começaram a baixar as mesmas já retornaram para os lares”, informou o Executivo.

ÁGUA DE CASA EM CASA

Nesta quinta-feira (30), foram distribuídos kits de limpeza, cesta básica e água de casa em casa nos bairros afetados. Além disso, em cada região há um ponto de entrega de refeições (café da manhã, almoço e jantar) e as famílias vão até os locais retirar os alimentos.

O município de Sumaré já havia vivenciado um episódio semelhante em outubro, quando o prefeito decretou situação de emergência, autorizando ações como entrada em imóveis para socorro e evacuação, desapropriações e dispensa de licitação para compras essenciais. As medidas emergenciais foram intensificadas, e a Prefeitura busca minimizar os impactos causados pelas enchentes.

PLANO PREVENTIVO E RESPOSTA A CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS DE TEMPESTADES ESTÁ EM VIGOR

A Prefeitura de Sumaré decretou recentemente a criação do Plano Preventivo e Resposta a Condições Meteorológicas de Ventos Fortes e Tempestades, bem como uma série de providências relacionadas à Defesa Civil do município. O decreto destaca a importância da Secretaria Municipal de Defesa Civil, que engloba medidas preventivas, socorro, assistência, mitigação e recuperação diante de eventos climáticos adversos na cidade.

O Plano Preventivo visa antecipar ações diante de condições meteorológicas desfavoráveis, assegurando a integridade da população e a preservação do patrimônio público e privado. O período de atuação compreende de novembro de 2023 a março de 2024, com plantão de atendimento 24 horas, podendo ser antecipado e/ou prorrogado conforme a necessidade.

O plano trabalha com quatro níveis de atuação, desde o Estado de Observação até o Estado de Alerta Máximo, determinando responsabilidades específicas para cada órgão municipal.

BACIA

No dia 15 de novembro, a Prefeitura publicou decreto que estabelece a criação e nomeação de membros para a Comissão Permanente de Estudos da Bacia Hidrográfica de Sumaré, compreendendo rios, córregos e afluentes da cidade. O decreto visa uma abordagem técnica e integrada para os desafios enfrentados pela cidade e região. Uma das principais atribuições da comissão recém-criada é solucionar o problema das enchentes, que deixaram Sumaré em estado de emergência.

HORTOLÂNDIA VOLTA A ESTADO DE ATENÇÃO

Hortolândia voltou a estar em estado de atenção nesta quinta-feira (30), em razão das fortes chuvas. O volume acumulado nas últimas 72 horas chega a 107,1 milímetros. Boletim divulgado pela Defesa Civil do município, órgão da Secretaria de Segurança, informa que, no período que vai desta quarta-feira (29) até domingo (03), há previsão de tempestade na região.

Defesa Civil monitora pontos de alagamento e orienta sobre como proceder em caso de tempestade

“[...] os dias serão marcados pela presença de Sol entre algumas nuvens, mas mesmo assim, as temperaturas sobem um pouco. Além disso, no decorrer de todos os períodos vespertinos, a soma deste calor com a entrada da umidade proveniente da Amazônia e do oceano, criam condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento. Até o momento, não são esperados acumulados elevados, porém como haverá tempestade, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, uma vez que haverá risco para transtornos”, alerta a Defesa Civil Estadual.

WAZE

A fim de evitar acidentes em vias alagadas, a Defesa Civil de São Paulo anuncia uma parceria com o aplicativo Waze, que, em dias de chuvas fortes, ao traçar o itinerário solicitado já bloqueia ruas e avenidas onde há pontos de alagamento ou que vão alagar, de acordo com a previsão do tempo.

Equipes da Administração Municipal, envolvendo diversas secretarias e órgãos, estão em ação pela cidade, monitorando eventuais ocorrências. A Defesa Civil Municipal recomenda evitar a travessia de áreas alagadas, não jogar lixo nas vias públicas, não estacionar veículos embaixo de árvores e se proteger em local abrigado, caso haja queda de raio.

Deixe um comentário