Sumaré inaugura Central do Cadastro Único e inicia atendimento de famílias
Gerenciado pelo Instituto Bem Querer, órgão, localizado na
região central, irá concentrar esforços em buscar moradores elegíveis a
benefícios sociais e atingir meta
Da Redação | Tribuna Liberal
Sumaré inaugurou nesta quarta-feira (19) a nova sede da Central de Cadastro Único no município. O local passa a concentrar os atendimentos referentes ao CadÚnico, que é a base de dados do Governo Federal em que estão registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda domiciliadas. Os atendimentos já começaram e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A partir dos dados cadastrados, é possível a concessão de benefícios e serviços de programas sociais, como: tarifa social de energia elétrica, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Auxílio Brasil, entre outros.
A Central de Cadastro Único está localizada na avenida Luís Frutuoso, nº 448, esquina com a rua José Maria Barroca. O prédio possui mais de 880 metros quadrados e conta com salas de atendimento e espaço kids climatizados.
Com a nova sede, o município otimiza a inserção de novas informações ou atualização dos cadastros de famílias já inseridas no sistema de assistência social. Os formulários físicos, por exemplo, foram substituídos pelo preenchimento informatizado e digitalização de documentos direto no sistema do CadÚnico.
O espaço é coordenado pela assistente social Alessandra Cosmo Oliveira, gerente do CadÚnico no município. A central contará ainda com outros 14 funcionários, divididos em duas equipes volantes e uma equipe itinerante, que percorrerá os bairros de Sumaré em uma van adaptada para levar o serviço mais perto da população.
“A inauguração desta sede para a Central do CadÚnico vem para dar mais agilidade à assistência que moradores em situação de vulnerabilidade têm direito, por meio dos benefícios sociais disponíveis nas esferas federal, estadual e municipal. Iremos reforçar ainda mais a busca ativa por pessoas em situação de pobreza e intensificamos o trabalho de inserção, atualização, monitoramento e acompanhamento dessas famílias”, comentou o prefeito Luiz Dalben (Cidadania).
De acordo com a secretária de Cidadania, Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Cleia Meneghetti, a meta é atingir, ainda no primeiro semestre deste ano, a média nacional de cobertura de cadastrados, que é de 80,53%.
A OSC (Organização Social Civil) Instituto Bem Querer foi a vencedora do chamamento público realizado para definir os responsáveis pela execução do serviço. O instituto atuará no apoio da gestão do cadastro único dos programas sociais em funcionamento na cidade.
Deixe um comentário