Sumaré registra 183 mm de chuvas na 1ª quinzena de outubro, diz BRK
No início da fase de transição para o fim da estiagem choveu
quase quatro vezes mais do que o volume contabilizado no mesmo período do ano
passado
Da Redação | Tribuna Liberal
Com o inverno ficando para trás, o período de estiagem também vai se aproximando do fim em 2023. Na primeira quinzena de outubro, um aumento no volume de precipitações já pôde ser observado. Em Sumaré, apenas nos primeiros 15 dias do mês, choveu 183,4 milímetros, quase quatro vezes mais que o registrado no mesmo período do ano passado, conforme aferição pluviométrica feita pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município.
No comparativo com as duas primeiras semanas de outubro de 2022, quando choveu 48 mm, o volume de chuvas registrado neste ano foi 382% maior. Naturalmente, esse é um período de transição entre os meses com menor incidência de precipitações e a chegada dos meses mais quentes e chuvosos. Em 2021, também nos primeiros 15 dias do mês, choveu 25,4 mm. Para se ter uma ideia deste volume, cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água distribuído em um metro quadrado.
No ano, considerando os dados apurados até setembro, o acumulado de chuvas totaliza 919 mm. Em 2022, o apurado foi de 673 mm também nos nove primeiros meses do ano, enquanto em 2021 foram 462 mm. Os mananciais da cidade suportaram bem o período mais crítico do ano.
O resultado deste início de mês chuvoso reflete diretamente nas condições dos mananciais que abastecem o município. O Rio Atibaia está com 1,90 metro de nível apurado nesta semana; as represas do Marcelo e do Horto 1, com 100% de capacidade; e a represa do Horto 2, com 96% de capacidade.
O acompanhamento das condições pluviométricas é realizado pela BRK desde 2013 como forma de avaliar as condições dos mananciais que abastecem a cidade e, quando necessário, adotar medidas que garantam o atendimento da população com água tratada.
“Aliado ao gerenciamento dos recursos hídricos, há também um contínuo programa de redução de perdas de água, que nos levaram a atravessar mais um período de estiagem garantindo o abastecimento pleno à população de Sumaré”, afirma Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK.
Para ter acesso aos dados atualizados do acompanhamento mensal do volume de chuvas na cidade, e também a apuração semanal das condições dos mananciais que atendem ao município, é possível acessar a página “Jogando Junto pela Água” (www.jogandojuntopelaagua.com.br). No site também é possível encontrar orientações sobre formas de consumo consciente.
Deixe um comentário