Sumaré está entre as que mais consomem produtos de residência e decoração
Da Redação |
Tribuna Liberal
Sumaré foi
reconhecida como a 116ª cidade que mais consome artigos para casa e decoração
no Brasil, segundo a Pesquisa Setorial promovida com exclusividade pela ABCasa
(Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades
Domésticas, Festas e Flores).
Apesar da
conquista, a cidade caiu 34 posições em relação ao balanço realizado em 2019,
que também foi feito pela ABCasa, em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos
e Marketing Industrial).
Segundo o
estudo, a participação de Sumaré no consumo total da categoria atingiu 0,1%.
Como resultado, a cidade ficou à frente de Guarujá (117ª), Marília (118ª),
Presidente Prudente (119ª), Taboão da Serra (120ª), Jacareí (121ª) e Suzano
(122ª).
De acordo
com o estudo apresentado pela ABCasa, o mercado de varejo de artigos para casa,
decoração, presentes, celebrações e utilidades domésticas do Brasil apresentou
números expressivos em 2022, revelando um setor robusto e em crescimento
constante, que movimentou mais de R$ 96,3 bilhões no ano passado, envolvendo
238,8 mil pontos de venda em todo o país.
Dentre esses
pontos de venda, 135,2 mil são lojas de varejo especializadas em artigos para
casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, enquanto 103,7 mil são
pontos de venda de varejo não especializado, incluindo lojas de departamentos,
variedades e home centers.
“É
importante ressaltar que o nosso setor empregou um total de 2,7 milhões de
pessoas em 2022, tanto em lojas especializadas como em varejistas não
especializados”, explicou Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.
A produção
local de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas em
2022 correspondeu a R$ 54 bilhões, em valores líquidos, sem impostos, por meio
de 25,9 mil unidades produtoras que empregam diretamente 458,5 mil
funcionários.
No que diz
respeito ao comércio exterior, o setor de artigos para casa, decoração,
presentes e utilidades domésticas fez importações no valor de US$ 1,3 bilhão em
2022. Paralelamente, as exportações brasileiras desses produtos somaram US$ 897
milhões, no mesmo período.
Segundo o
presidente da ABCasa, esses dados demonstram a vitalidade e a importância do
mercado de artigos para casa, decoração, celebrações, presentes e utilidades
domésticas no Brasil.
“O nosso
setor, ao lado da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-Covid e o
resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais
ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que
passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”,
destaca Eduardo Cincinato.
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