Geral
Assembleia aconteceu na sede do consórcio, e contou com prefeitos e representantes das sete cidades

Sob a liderança de Leitinho, gestores aprovam contas 2024 do Consimares

Em assembleia, prefeito de Nova Odessa destaca avanço do consórcio regional na efetivação de medidas para redução do volume de lixo destinado aos aterros sanitários, alta dos indicadores de reciclagem e viabilização de novos projetos

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), presidiu nesta semana a assembleia que aprovou as contas de 2024 do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), ainda quando o órgão regional era presidido pelo ex-prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni. O Conselho Fiscal já havia aprovado as contas do Consórcio do exercício de 2024 em reunião realizada no dia 12 de março.

A assembleia aconteceu na sede do consórcio, em Nova Odessa, e contou com prefeitos e representantes das sete cidades que integram o Consimares, fundado há 16 anos para viabilizar soluções conjuntas para a destinação do lixo na região. São elas: Nova Odessa, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, que juntas produzem cerca de 700 toneladas/dia de lixo comum.

“Esse consórcio engloba sete cidades, que fazem esse trabalho muito importante na questão da destinação do lixo e da coleta seletiva aqui na nossa região. Assumi a presidência do Consimares no início do ano para ampliarmos ainda mais esse trabalho em defesa do meio ambiente e de um futuro mais sustentável para nós e nossos filhos e netos”, afirmou o prefeito Leitinho, atual presidente do consórcio, logo após o encerramento da assembleia.

Leitinho destacou novamente o papel essencial do Consimares na efetivação de ações regionais visando a diminuição do volume de lixo destinado atualmente para aterros, o aumento dos índices de reciclagem e a viabilização de uma ultramoderna Central de Processamento Término de Resíduos que vai transformar o que não pode ser reciclado em energia elétrica.

“Tivemos um ano muito bom. Nosso consórcio tem um nome e uma presença fortes no Brasil, então tivemos várias visitas e participações em eventos externos para demonstrar nossos avanços. Neste início de 2025, estamos reforçando esse papel juntamente com os novos prefeitos, e vamos continuar participando e demonstrando o trabalho do Consimares em todo o Brasil – inclusive indo ao encontro a Programa Integra Resíduos do Estado de São Paulo, anunciado pelo Governo nesta semana”, avaliou o superintendente do órgão intermunicipal, Mimo Ravagnani.

“Nosso consórcio já está adiantado em relação aos outros consórcios de resíduos, porque já temos um projeto robusto e viável para a destinação final dos rejeitos, que é o da Central de Tratamento com geração de energia, bem como nossa iniciativa de ampliação da coleta seletiva nos nossos municípios, que é o Recicla Junto Consimares, que tem a cooperação da Ambipar”, completou o engenheiro.

GALPÃO

Também foi informado aos presentes, pela equipe do Consimares, que o novo e totalmente equipado galpão para a Coopersonhos, a cooperativa de recicladores de Nova Odessa, deve ser inaugurado já no mês de abril, ampliando consideravelmente a reciclagem de lixo na cidade. O projeto social de geração de renda para recicladores está sendo beneficiado também pelo Projeto Recicla Junto do Consórcio, em parceria com a Ambipar Environment e a prefeitura local.

Deixe um comentário