Geral

Seminário ensina técnicas de defesa pessoal contra agressão com faca neste sábado

Cada vez mais frequente, esse tipo de ataque exige uma cultura de segurança e prática de defesa pessoal realista, afirma professor

Com o objetivo de oferecer ferramentas para que as pessoas possam garantir a sua própria segurança, o professor Rogério Elias, Instrutor de Defesa Pessoal, realiza, neste sábado (4/6), em Sumaré, o Seminário de Combate Contra Facas com a presença do Sensei Josias Rodrigues, líder da KMRED SELF DEFENSE do Grupo Brasil KravFightersno. O evento acontece em parceria com a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).

De acordo com Rogério Elias, o seminário é destinado a todas pessoas, acima de 15 anos, independentemente de força física. A atividade terá início, às 19h, na sede da AABB, localizada na rua João Francisco Yanssen, nº 125, Vila Juliana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 98324-3963.

Rogério Elias observa que tentativas de assalto e ataques com facas têm se tornado cada vez mais frequentes nos centros urbanos, o que justifica a importância das técnicas de defesa pessoal. “Em março deste ano, dois alunos foram feridos no Colégio Floresta, na Zona Leste de São Paulo com ataques com faca de cozinha por outro estudante. São inúmeros os casos de pessoas sendo esfaqueadas por agressores comprometidos com o crime. O cenário é alarmante”, exemplifica o professor.

Mas o que é a KMRED?  Segundo os organizadores, as letras KM remete ao KravMaga, sistema de combate israelense e R.E.D significa o espírito que move esse grupo de pesquisa não tradicional de defesa pessoal, que se baseia na pesquisa, experimentação e desenvolvimento. O sistema propõe o ensino de técnicas e táticas para se proteger na vida cotidiana, sem aderir a nenhum estilo de luta ou tradição em particular. O treinamento é baseado em respostas instintivas, movimentos motores brutos, cenários de conflito e, o mais importante, testes de pressão (estímulos, desconforto e adaptação). “Buscamos a eficiência e simplicidade nas respostas a múltiplos tipos de agressão sempre conectados com a realidade brasileira”, observa Rogério Elias.

Segundo o professor, os treinamentos de KMRED SELF DEFENSE ensina diversas possibilidades de defesa, por meio das ferramentas técnicas e um comportamento adequado chamado de “mindset de combate”. Além da  segurança, a prática da atividade melhora o condicionamento físico, a disciplina, o autocontrole e melhora a atenção.

“Nosso principal objetivo é transformar pessoas comuns em lutadores adaptativos, capazes de enfrentar qualquer tipo de agressão como verdadeiros sobreviventes. Somos por uma cultura de paz, contudo, nos preparamos para o pior, cientes que o mal existe e que sobreviver e se autodefender é uma responsabilidade pessoal”, destaca. Rogerio Elias esclarece que as aulas de KMRED SELF DEFENSE não ensinam arte marcial. “Focamos nos cenários de combate de rua onde o ambiente é sem regras, instável e caótico. Existe um respeito muito grande por todas as artes marciais, mas nas aulas de KMRED SELF DEFENSE não ensinamos arte marcial, focamos nos cenários de combate de rua onde o ambiente é sem regras, instável e caótico”.

“Treinamos e potencializamos aquilo que existe de melhor dentro de cada um, agindo instintivamente contra um ou mais agressores. Sempre haverá duas opções: ficar parado enquanto é esfaqueado ou fazer alguma coisa ao ser atacado. Por isso, nas nossas aulas ensinamos uma mentalidade de combate a fim de voltarmos vivos para nossas casas”, completa o professor.

Deixe um comentário