Rodovias de Sumaré e Nova Odessa ganharão nove radares de velocidade
Com discurso de reduzir acidentes, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado assinou ordem de serviço para colocação de aparelhos fiscalizadores em estradas não concedidas da região; empresas têm três meses para instalação
Paulo Medina | Tribuna Liberal
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-SP)
assinou a ordem de serviço para a instalação de cinco novos radares no
perímetro rodoviário de Sumaré. As rodovias que receberão os equipamentos são a
Adauto Campo Dall’Orto (SPA-110/330), que liga Sumaré, Paulínia e Hortolândia,
e a Virgínia Viel Campo Dall’Orto (SPA-115/330), que conecta o Centro à Rodovia
Anhanguera. Em Nova Odessa, serão quatro radares, totalizando nove aparelhos
fiscalizadores na região.
Na Rodovia Adauto Campo Dall’Orto, serão dois aparelhos no
km 2, em ambos os sentidos. Na Rodovia Virgínia Viel Campo Dall’Orto, serão
dois equipamentos em dois sentidos, na altura do km 1, e um aparelho no km 2,
sentido Nova Veneza.
Os aparelhos de Sumaré fazem parte do lote 1 do contrato
firmado com a empresa Splice Indústria, Comércio e Serviços, cujo investimento
total é de R$ 5,9 milhões. A empresa responsável pela instalação dos radares
tem o prazo de três meses para concluir o serviço.
Em Nova Odessa, foram anunciados quatro radares. A Rodovia
Arnaldo Júlio Mauerberg, que liga a cidade à Rodovia Anhanguera, receberá dois
no km 1, em dois sentidos. A Rodovia Astrônomo Jean Nicolini, que liga o
município a Americana, ganhará um radar no km 1, sentido Americana, e outro no
km 2, sentido Nova Odessa.
As rodovias que cortam Nova Odessa integram o lote 13, com investimento de R$ 7,9 milhões, sob a responsabilidade do Consórcio Paulista de Fiscalização. Com a implantação dos novos equipamentos, a expectativa é de que haja uma redução no número de acidentes e infrações.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes,
garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença
auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos
condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, afirma o coordenador
geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
O DER-SP assinou a ordem de serviço para a instalação dos
novos radares fixos nas rodovias estaduais. A partir de agora, as empresas
contempladas se reunirão com diretores e engenheiros da autarquia e terão até
90 dias para finalizar a instalação dos 649 radares contratados. Até meados de
maio de 2025, os equipamentos estarão em funcionamento, realizando a
fiscalização de velocidade nos trechos não concedidos do Estado.
Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos das
rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados mediante os maiores índices de
acidentalidade, levando em consideração também outros fatores, como tipo de
acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via,
possíveis pontos críticos e proximidade de passagem de fauna.
A área de cobertura será ampliada com novos equipamentos,
que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar
automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em
tempo real os dados para uma central do Departamento. Eles são do tipo
Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como
radar “anti-migué” (radar Doppler).
O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com
maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando
com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o
radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em
trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por
meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da
via.
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