Geral
Presidente do Consimares, Maurício Baroni, participou das atividades com estudantes

Projeto de compostagem é destaque no Dia Municipal do Meio Ambiente em Elias Fausto

Palestras e distribuição gratuita de composto orgânico produzido por estudantes, por meio do reaproveitamento de resíduos de frutas, verduras, legumes e poda de árvore, marcaram a data

Beth Soares | Tribuna Liberal

O projeto de compostagem de resíduos orgânicos do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) foi destaque em Elias Fausto, no Dia Municipal do Meio Ambiente, comemorado, no sábado (14). Além de palestras sobre o processo de compostagem, foram distribuídos à comunidade cerca de 1 mil saquinhos de composto orgânico produzidos pelos alunos da Escola Municipal Aparecida do Carmo Maschietto, por meio do reaproveitamento de resíduos de legumes, frutas, verduras e resíduos de poda das árvores da cidade.

De acordo com a bióloga Juliana Clauss, coordenadora do projeto do Consimares, a primeira palestra foi realizada na escola, localizada no distrito de Cardeal. A atividade reuniu pais, alunos, professores e funcionários da Escola. A outra palestra aconteceu no Ginásio de Esportes de Elias Fausto com a participação de professores da rede pública de ensino. Cerca de 400 pessoas prestigiaram os eventos.

Segundo Juliana, que ministrou as palestras, durante os eventos, os convidados conheceram, por meio de slides, todas as etapas do processo de compostagem realizado com os estudantes. Painéis de fotografias e recortes de reportagens publicadas sobre a ação de educação ambiental também ilustraram o trabalho. O presidente do Consimares, Maurício Baroni, prefeito de Elias Fausto, fez questão de participar das atividades em comemoração ao Dia Municipal do Meio Ambiente. Ele destacou a importância da destinação correta de resíduos.

“Estudos do Consimares mostram que os resíduos orgânicos são responsáveis por mais de 50% do volume de tudo que chega aos aterros sanitários. Muita gente não sabe que esses resíduos podem ser reaproveitados e transformados em composto orgânico. O projeto de compostagem do Consimares tem o objetivo de ensinar isso à comunidade escolar”, comentou Baroni.

Quem participou dos eventos levou para casa uma embalagem com 500 gramas do composto orgânico produzido pelos alunos para enriquecer o solo de hortas e jardins. Nesta primeira etapa do projeto, foram produzidos 2.500 quilos de composto natural. Com essa ação de educação ambiental, 4 mil quilos de resíduos orgânicos trazidos das cozinhas das casas dos estudantes, além dos resíduos de poda de árvore gerados no município, deixaram de ser destinados aos aterros sanitários”, assinala Juliana.

A leira de compostagem foi montada no pátio da escola. Para trazer os resíduos orgânicos de casa, os estudantes receberam baldinhos de cinco litros, com tampa, fornecidos pela empresa Corpus Saneamento. Por meio de palestras educativas sobre o processo de compostagem, os alunos aprenderam a fazer a separação correta dos resíduos orgânicos em casa. Após o processo de compostagem, o composto orgânico é peneirado, ensacado e etiquetado pelos próprios alunos.

Em Elias Fausto, o projeto de compostagem do Programa Recicla Junto Consimares é realizado com apoio da Prefeitura, alunos, professores e da empresa Corpus de Saneamento e Obras. Na primeira etapa, a atividade envolveu estudantes dos sextos, sétimos, oitavos e nonos anos. Neste mês, o projeto de compostagem recomeçou com alunos dos quartos e quintos anos. Ao todo, 500 alunos terão participado do projeto até o final deste ano.

Deixe um comentário