Primavera começa nesta quinta-feira, com dia típico da nova estação na região
Temperaturas que podem chegar a 29ºC, possibilidade de chuva
durante o dia e noite seca são esperados para todas as cidades; volume de chuva
deve ficar acima da média até dezembro, segundo o Climatempo
O equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04 desta quinta-feira (22). Este é início astronômico da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília. Na região, segundo o Climatempo, o primeiro dia da nova estação deve ser típico de primavera, com temperaturas que variam entre mínima de 16ºC e máxima de 29ºC. O tempo deve ser nublado com chuva de manhã, com abertura de sol à tarde e pancadas de chuva. A noite deve ser seca.
Em quase todo o Brasil, primavera significa a volta da chuva, o aumento da umidade e do calor. Mas para a maioria das áreas do Nordeste e para a porção norte da Região Norte, onde estão os Estados de Roraima e o Amapá, a primavera é a estação do calor intenso e de pouca chuva. Na região Sudeste, o volume de chuva esperado de outubro a dezembro deve ficar acima da média (veja no quadro ao lado).
De acordo com o Climatempo, no decorrer da primavera, o aumento gradual da disponibilidade de umidade e de calor facilita a formação das nuvens cumulonimbus, que frequentemente provocam fortes pancadas de chuva, com fortes rajadas de vento, raios e eventualmente queda da granizo (pedras de gelo). Estas pancadas de chuva ficam cada vez mais comuns nas tardes e noites da primavera no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte do Brasil, voltando a ocorrer também em alguns locais do sul do Maranhão, sul do Piauí e do oeste da Bahia.
Estas pancadas podem causar diversos transtornos em áreas urbanas e rurais, como danos em plantações, enchentes e alagamentos repentinos, queda de árvores de pequeno, médio e até grande porte, danos em linhas de transmissão de energia, mortes de pessoas e de animais.
FRENTES FRIAS
Várias frentes frias vão avançar para o Sudeste do Brasil, mas a maioria de forma oceânica, com maior impacto nas áreas próximas ao litoral.
Na Região Sudeste, o resfriamento mais notável causado por estas frentes frias será nas áreas próximas ao litoral, atingindo áreas como o sul e o leste de São Paulo, o Estado do Rio De Janeiro, o Estado do Espírito Santo, parte do Sul de Minas e da Zona da Mata Mineira.
Resumo da previsão da primavera para a Região Sudeste
- Outubro: precipitação total ao fim do mês dentro a acima da média em quase todo o Sudeste; tendência de menos chuva do que o normal no ES, norte do RJ e nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha; temperatura a acima da média na Região, de forma geral.
- Novembro: volume de chuva um pouco acima da média no norte, litoral norte de SP e Vale do Paraíba em SP, centro-sul de MG, incluindo Zona da Mata, e sudoeste mineiro (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba), quase todo o estado do RJ; total de chuva acima da média no norte do RJ, no ES e centro-norte e leste de MG; tendência de menos chuva que o normal no oeste e sul de SP e de total de chuva próximo da média no centro, noroeste e centro-leste de SP, incluindo a Grande SP e Baixada Santista; temperatura dentro a abaixo da média na maioria das áreas do Sudeste; média de temperatura próxima do normal no leste, sul, centro e oeste de SP.
- Dezembro: chuva acima da média no em quase todo o ES, no leste, centro, norte e quase todo o oeste de MG; total de precipitação um pouco acima da média no fim do mês no sudoeste de MG (inclui Triângulo), no Sul de MG, Grande BH, Zona da Mata Mineira, sul do ES, estado do RJ, Vale do Paraíba, litoral norte e extremo norte de SP; chuva dentro da média no noroeste e centro-leste de SP (inclui Grande SP e Baixada Santista); volume de chuva um pouco abaixo do normal para o mês no centro, sul e oeste de SP; temperatura um pouco abaixo da média no leste de SP, no sul do RJ, sul de MG, centro, oeste e norte de MG; temperatura próxima do normal no restante da Região.
Deixe um comentário