Geral
Desassoreamento do rio deve reduzir o impacto das chuvas intensas que prometem cair sobre a região

Prefeitura de Monte Mor enxerga desassoreamento como ‘estratégia-chave’ contra novas enchentes

Município viveu saga até a viabilização da medida que deve diminuir os riscos de transbordamento do Rio Capivari, principal manancial que corta a cidade

Paulo Medina | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Monte Mor, sob a gestão do prefeito Edivaldo Brischi (PSD), está adotando medidas preventivas para combater as enchentes causadas pelo transbordamento do Rio Capivari. A iniciativa central tem sido o desassoreamento do rio, estratégia-chave para reduzir o impacto das chuvas intensas que prometem cair sobre a região neste fim de ano e no verão que está por vir.

A preocupação com as enchentes levou a administração municipal a buscar suporte junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo. Em uma série de reuniões desde 2021, lideradas pelo prefeito Brischi, sendo algumas intermediadas pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), autoridades locais e estaduais se uniram para encontrar soluções eficazes para o problema recorrente das enchentes em Monte Mor.

Em agosto de 2022, as Secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento e Obras de Monte Mor deram início à ação de desassoreamento no córrego que corta o Jardim Campos Dourados e o Jardim Paulista, chegando até o bairro São José. A ação foi iniciada na época através do programa “Rios Vivos”, do Governo do Estado de São Paulo. A operação, que cobriu uma extensão de 6 quilômetros e atendeu a 4 bairros, foi supervisionada pelo prefeito Brischi e contou com a participação das autoridades municipais.

O ano de 2023 vê um esforço para conter as enchentes. No dia 04 de janeiro, Brischi esteve em reunião na sede da Subsecretaria de Convênios, na capital paulista, com representantes do governo estadual, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; o subsecretário de Convênios, Ronaldo Camargo; e o secretário da Casa Militar, Coronel Henguel Ricardo Pereira, para solicitar assistência, apoio e soluções para evitar as enchentes.

Em 11 de janeiro de 2023, o prefeito se reuniu na capital paulista, mais uma vez buscando apoio do governo estadual, inclusive sendo recebido pelo próprio governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre outras autoridades estaduais, para um encontro em que estiveram presentes também representantes de outras 19 prefeituras, que também declararam situação de emergência, assim como Monte Mor, após as chuvas intensas, que provocaram enchente e inundações, afetando toda a população.

Ofícios foram encaminhados ao atual governador solicitando auxílio nas ações necessárias. Em conjunto, a Secretaria de Obras e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, no dia 03 de fevereiro de 2023, no bairro São José, deram início a ação de limpeza do córrego que corta o bairro. Em sequência, no mesmo mês, as secretarias municipais e o Departamento de Trânsito deram continuidade na ação de limpeza de córregos que cortam o município, também no bairro Vila Farid Calil (Água Choquinha).

No dia 30 de junho, reunião entre autoridades municipais e da região, com a participação dos prefeitos das cidades de Capivari, Vítor Hugo Riccomini, e de Rafard, Fábio dos Santos, foi promovida pelo prefeito de Monte Mor, em seu gabinete, no Paço Municipal. A reunião contou com a presença do professor Hiroshi Yoshizane, que possui experiência em geologia, topografia, mecânica de solos e hidrologia, para tratativas sobre as enchentes e inundações.

Em setembro, Brischi foi a São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, para participar de reunião com o governador, secretário de Governo, Gilberto Kassab, e com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, para expor as demandas em relação ao desassoreamento do Rio Capivari. No dia 29 de setembro, Brischi se encontrou, na casa do prefeito da cidade de Jaguariúna, Gustavo Reis, com o governador Tarcísio e Gilberto Kassab, agradecendo a assinatura do convênio da ação de desassoreamento do Rio Capivari.

Em outubro agora, tiveram início os trabalhos de limpeza da margem do Córrego Central, próximo à Rodoviária e bairro Jardim Santa Izabel, contemplando a remoção de vegetação exótica invasora e compactação do solo, para que assim seja iniciada a ação de desassoreamento desse trecho. Espera-se que com a ação de aprofundamento do leito do córrego e correção do talude, através da remoção de sedimentos e lodo de fundo de rio, os problemas de enchentes e inundações sejam amenizados.

O prefeito lembrou que a operação de desassoreamento foi interrompida com as eleições do último ano e a mudança do governo estadual, mas frisou que com “esforço e dedicação da atual administração” voltou a ter início o trabalho em Monte Mor. “É uma das ações mais eficazes para o combate, contenção e diminuição de novas enchentes, para resguardar e garantir a segurança dos munícipes”, disse.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Claudinei Rodrigues, a ação vai mitigar as consequências de enchentes na região, amenizando os riscos. 

Deixe um comentário