Prefeito Brischi declara oficialmente novo feriado municipal em Monte Mor
Decreto altera legislação vigente sobre feriados locais, e
acrescenta data ao calendário oficial do município; em 2024, Dia de Corpus
Christi será em 30 de maio e cairá numa quinta-feira
Da Redação | Tribuna Liberal
O prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (PSD), sancionou a lei nº 3161 e declarou oficialmente o Dia de Corpus Christi como feriado municipal. O decreto do prefeito alterou a legislação vigente sobre feriados locais, atualizando a lei 2.795, de 16 de fevereiro de 2021, acrescentando o novo feriado ao calendário oficial do município. Em 2024, o Dia de Corpus Christi será em 30 de maio e cairá em uma quinta-feira.
“São considerados feriados no município de Monte Mor os dias 24 de março (aniversário do município), 15 de agosto (Dia da Padroeira), Dia de Corpus Christi, a Sexta-feira da Paixão e [inclusão do novo feriado]”, traz o artigo 1° da lei sancionada.
A lei que estabeleceu o novo feriado é de autoria do prefeito e foi aprovada na semana passada pela Câmara Municipal de Monte Mor de forma unânime. A inclusão do Corpus Christi no rol de feriados municipais se deve ao fato de que o Dia da Consciência Negra, antes feriado municipal, passou a ser definido como estadual, recentemente. Há, também, projeto federal, aguardando sanção presidencial, para tornar a data um feriado nacional.
“Com a instituição do feriado da Consciência Negra pelo estado de São Paulo, e em atendimento ao limite máximo de feriados que o município pode instituir, tem-se a oportunidade de instituir um novo feriado, sendo o dia de Corpus Christi, que é um anseio da população e das empresas locais”, destacou o prefeito.
A data de Corpus Christi era ponto facultativo na cidade. Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), “a palavra Corpus Christi vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo”. “É uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes”, afirma a CNBB. Na data, celebrada 60 dias após a Páscoa, são tradicionais os tapetes coloridos nas ruas de todo o país, com temas religiosos.
Deixe um comentário