Plataforma integra Guarda de Sumaré com forças policiais estadual e federal
Ferramenta aprimora gestão de recursos, planejamento
operacional e diminui tempo de resposta da corporação, permitindo integração de
forças de segurança, como GCM, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Samu
e PRF
Da Redação | Tribuna Liberal
A plataforma Sinesp-CAD, responsável por integrar as forças municipal, estadual e federal, foi implantada na Guarda Civil Municipal de Sumaré. A instalação do sistema aconteceu na última quarta-feira (26), data de aniversário de 155 anos da cidade. O governo classifica a plataforma como “avanço tecnológico importante para a corporação”.
“O Sinesp-CAD é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Governo Federal e vai agilizar os processos, os atendimentos e despachos da Guarda Municipal de Sumaré. O sistema traz agilidade e eficiência no atendimento à população”, destacou o secretário de Segurança Pública, Eduardo Ramalho.
A plataforma Sinesp-CAD foi desenvolvida e é distribuída e administrada gratuitamente pelo Governo Federal por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério da Justiça. É uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais que permite a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos como Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), PRF (Polícia Rodoviária Federal), entre outras forças.
A plataforma proporciona a gestão de recursos e diminuição do tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional. Os guardas de Sumaré desempenham tais funções junto ao Cecom (Central de Comunicação e Monitoramento) e passaram por treinamento intenso junto à Guarda Municipal de Campinas, que é a representante regional do Ministério da Justiça para a disseminação dessa plataforma junto às Guardas Municipais.
ESTRUTURA
A corporação vem anunciando a ampliação da sua estrutura. Recentemente, dez guardas civis municipais participaram de capacitação para uso de arma longa. O treinamento aconteceu com carabinas ponto 40. A capacitação ocorreu em duas etapas: a teórica e a prática. Um novo grupo fará treinamentos nos próximos dias.
Os GCM’s passaram por testes com a realização de um total de 85 disparos por cada profissional. No dia 11 de julho, o prefeito Luiz Dalben (Cidadania) anunciou a conquista de 50 pistolas e duas carabinas para a Guarda Civil Municipal. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante solenidade de entrega da Estação do Corpo de Bombeiros Militar da cidade.
Deixe um comentário