Geral
Grupo plantou quatro mudas de árvores nativas indicadas para gerar boas sombras

Plantio de árvores no Parque das Crianças encerra seminário ‘Criança Alfabetizada’ de Nova Odessa

Da Redação | Tribuna Liberal  

Um plantio de árvores no Parque Municipal das Crianças da avenida Brasil encerrou na última quinta-feira (21) o 1º Seminário de Boas Práticas do Programa ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’, promovido pela Secretaria de Educação de Nova Odessa. Cerca de 80 educadores, de 26 cidades da região, participaram das atividades. O plantio também atendeu a uma orientação do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), idealizador do Parque das Crianças, visando garantir mais conforto térmico para os visitantes.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Parques, Jardins, Agricultura e Recursos Hídricos, Matheus Grolla Martins, foram plantadas pelo grupo quatro mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica indicadas para gerar boas sombras (árvore da chuva, pau-ferro, ipê roxo e aldrago).

“Nosso objetivo foi o de sombrear o parque e conscientizar os professores e professoras sobre as técnicas de plantios de mudas e Educação Ambiental. Além disso, foram doadas pela nossa Secretaria mais 50 mudas de ipês, pitangas e araçás, composto orgânico e cartilhas técnicas aos profissionais da Educação participantes do evento promovido por nossa Secretaria de Educação”, comentou Martins.

“Foi muito importante encerrarmos a 1ª Jornada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em Nova Odessa com o plantio de árvores. Para mim, simbolizou e significou plantar sementes hoje para um futuro mais sustentável, de cuidado e respeito para com o meio ambiente e também para com as pessoas”, acrescentou a articuladora regional Renata Ortiz, da Secretaria Municipal de Educação.

O encontro acontece no auditório do Paço Municipal. O público-alvo foram formadores e articuladores das redes públicas de Educação do polo 26 do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada).

A iniciativa municipal atende às diretrizes de dois programas em prol da alfabetização na idade certa. O primeiro deles é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma ação de mobilização e cooperação nacional que tem como objetivo articular esforços de diferentes esferas de governo (federal, estaduais e municipais), para garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do Ensino Fundamental.

Já o ‘Alfabetiza Juntos SP’ é uma ação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo voltada para melhorar a alfabetização das crianças no estado e está dentro do Programa CNCA.

Deixe um comentário