Pernas Instituto Voluntárias marca presença em evento no Centro Paralímpico Brasileiro
Instituto de Hortolândia foi convidado, ao lado de outras entidades, para participar da cerimônia, reforçando seu compromisso com a inclusão e o esporte como ferramentas de transformação social
Da Redação | Tribuna Liberal
O Instituto Pernas Voluntárias de Hortolândia marcou presença na cerimônia realizada na última quinta-feira (08), na sede do CTPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro), na Capital paulista. O evento, que contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e diversas autoridades, marcou a prorrogação por 35 anos do acordo de cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo e o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para a gestão do complexo esportivo. Além disso, foi anunciado o início da construção de um velódromo no local, ampliando as modalidades esportivas oferecidas.
A prorrogação do acordo garante a continuidade das atividades e investimentos no complexo, reforçando o compromisso do estado com a inclusão e o desenvolvimento do esporte paralímpico. Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do CTPB como um espaço de excelência e inclusão: “O Centro Paralímpico Brasileiro de fato é um local de excelência, onde as coisas são feitas com paixão, com amor, um local que entrega resultados, que inspira e que faz a diferença. Se a gente pudesse definir verdadeiramente o que representa esse complexo esportivo, a palavra seria inclusão”.
Ao lado do governador Tarcísio de Freitas, Vanessa Medeiros representou o Instituto Pernas Voluntárias de Hortolândia
A cerimônia contou com a presença de figuras importantes, como a primeira-dama Cristiane Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, e o presidente do CPB, Mizael Conrado. A ocasião também reuniu secretários de estado, parlamentares, gestores, atletas e representantes de entidades ligadas ao paradesporto, entre eles membros do Time São Paulo, que competirão nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
NOVOS DESAFIOS
O Instituto Pernas Voluntárias, que este ano celebra 8 anos de atuação, foi convidado, ao lado de outras entidades, para participar da cerimônia, reforçando seu compromisso com a inclusão e o esporte como ferramentas de transformação social. A participação no evento foi uma oportunidade única para os membros do instituto conhecerem de perto os atletas que estarão na disputa por medalhas nos próximos Jogos Paralímpicos.
Em um depoimento exclusivo, a presidente do Instituto Pernas Voluntárias, Cristiane Rocha, destacou a importância do evento e anunciou uma nova fase para o instituto: “A participação no evento de prorrogação da gestão do Centro Paralímpico foi um marco para nós. Ver de perto a dedicação e o empenho desses atletas nos motiva ainda mais. Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro de Levantamento de Peso, estamos muito felizes em anunciar que, ainda em 2024, implantaremos uma academia de levantamento de peso focada em atletas de alto rendimento. Este é um passo significativo para nosso instituto, que sempre acreditou no poder transformador do esporte.”
A nova academia, fruto dessa parceria, será um espaço dedicado ao treinamento de atletas paralímpicos de alto rendimento, ampliando as oportunidades para novos talentos no esporte. Com essa iniciativa, o Instituto Pernas Voluntárias reforça seu compromisso em oferecer suporte e infraestrutura para o desenvolvimento de atletas, contribuindo diretamente para que o Brasil continue a se destacar no cenário esportivo mundial.
INCLUSÃO
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, fundado em 2016, tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento do paradesporto no país, sendo uma referência mundial em acessibilidade e inovação. Com uma área de 140 mil metros quadrados na zona sul de São Paulo, o complexo oferece estrutura completa para a preparação de atletas de diversas modalidades, como atletismo, natação, halterofilismo e tiro esportivo.
O Time São Paulo, formado por 149 atletas patrocinados pelo Governo de São Paulo, utiliza a estrutura do CTPB e representa o estado e o país em competições nacionais e internacionais. Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, 91 desses atletas integrarão a delegação brasileira, que contará com 254 esportistas ao todo.
O evento realizado no CTPB foi mais uma demonstração do compromisso do governo estadual e das instituições parceiras com o fortalecimento do esporte paralímpico no Brasil. Para o presidente do CPB, Mizael Conrado, a extensão do prazo de gestão do complexo é um passo importante para garantir que futuras gerações de atletas tenham as melhores condições para se desenvolver: “É um momento histórico para o Comitê Paralímpico Brasileiro. Era um grande sonho, sobretudo, de oportunizar as próximas gerações a se desenvolverem esportivamente usando esse espaço que é o que há de melhor no mundo. Temos muito a agradecer ao Governo do Estado pela confiança e pelo compromisso de seguir ofertando as melhores condições e oportunidades para as pessoas com deficiência de São Paulo e do Brasil”.
Deixe um comentário