Geral
Paulínia é opção para quem busca viver em áreas mais tranquilas e com qualidade de vida

Paulínia é destaque em ranking de cidades mais seguras do Brasil

Município com 106 mil moradores aparece na 19ª posição e uma taxa de 5,7 assassinatos por 100 mil habitantes; na RMC, Valinhos com 130 mil habitantes lidera a lista, registrando a taxa mais baixa de homicídios, com apenas 0,9 assassinatos

Beto Silva | Tribuna Liberal

Um estudo exclusivo realizado pela plataforma MySide classificou Paulínia como uma das 20 cidades mais seguras do Brasil. O levantamento, que analisa dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da SVSA (Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente) e do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar pessoas que buscam morar em locais que ofereçam maior tranquilidade e qualidade.

No ranking das cidades mais seguras, Paulínia aparece na 19ª posição, com uma taxa de 5,7 assassinatos por 100 mil habitantes. Valinhos liderou a lista, registrando a taxa mais baixa de homicídios entre as cidades avaliadas, com apenas 0,9 assassinatos por 100 mil habitantes. Outro destaque da RMC (Região Metropolitana de Campinas) é Santa Bárbara d’Oeste, que ocupa o 16º lugar, com uma taxa de 5,0 assassinatos por 100 mil habitantes e Americana, no 18º lugar, com 5,3 assassinatos por 100 mil habitantes.

Paulínia, com uma população de aproximadamente 106 mil habitantes, é reconhecida por abrigar um dos maiores polos petroquímicos da América Latina, incluindo a Replan (Refinaria de Paulínia). Além de sua importância industrial, o município também se destaca pela elevada renda per capita e por atrair grandes empresas multinacionais, como Shell e Bayer, fatores que trazem benefícios para o desenvolvimento. O estudo da MySide utiliza a taxa de homicídios como as principais classificações de avaliação para compor o ranking, focando em cidades brasileiras com população superior a 100 mil habitantes. Municípios com menos de 100 mil moradores foram excluídos do levantamento devido à maior suscetibilidade a distorções nos índices de violência, o que compromete o estudo.

A análise da plataforma também aponta um forte reflexo entre o tamanho populacional e o aumento da violência. Em geral, quanto mais populosa a cidade, maior tende a ser o número de crimes violentos. Nesse sentido, o bom desempenho de Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste e Americana no ranking de segurança reflete o esforço dessas cidades em implementar políticas públicas que ajudem a controlar a criminalidade e garantam mais segurança à população.

O ranking do MySide oferece uma perspectiva abrangente sobre as cidades brasileiras que se destacam em segurança pública, sendo um indicativo valioso para quem busca locais com menores índices

Deixe um comentário