Geral
Nova via totalizará 6.300 m² de extensão, com pistas em dois sentidos; calçadas também serão construídas

Parque Gabriel, em Hortolândia, terá novo viário já para segundo semestre

Prefeitura inicia intervenção próximo ao Lago da Fé e empresa contratada pelo município executa limpeza do terreno nesta semana; paralelamente, cidade sedia Fórum de Mobilidade Urbana e recebe secretários municipais de todo país

Da Redação | Tribuna Liberal

À medida que Hortolândia cresce, é necessário abrir novos caminhos para a população circular pela cidade. Nesta semana, a prefeitura iniciou a construção de um viário na região do Parque Gabriel, próximo ao parque socioambiental Lago da Fé. A empresa contratada pelo município começou a obra com a limpeza do terreno, executada com trator.

De acordo com a Secretaria de Obras, o novo viário terá trajeto perpendicular à Avenida Wesley Dias Rodrigues, ao lado da lagoa de contenção, e subirá até a Rua Carlos Roberto de Melo. Conforme o projeto da obra, a via terá em torno de 6.300 m² de extensão, com uma pista de ida e a outra no sentido contrário. Também serão feitas calçadas. Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, o projeto prevê a pavimentação de trechos de duas ruas que cortam o novo viário.

Após a limpeza do terreno, a próxima etapa será a implantação de rede subterrânea de drenagem pluvial. A obra é executada com recursos oriundos de emenda parlamentar estadual e do município. A estimativa da Secretaria é que a obra deva ser concluída no segundo semestre deste ano. Desde 2017, com a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Hortolândia melhora, gradativamente, os índices de segurança viária com ações realizadas pela Administração Municipal. Os números de acidentes viários dentro dos limites do município registram quedas. 

De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2024, Hortolândia foi a cidade com mais de 200 mil habitantes em todo o Estado que registrou o menor número de acidentes com vítimas fatais. 

Segundo o sistema, foram computadas oito mortes no período. Já na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Em 2022, a cidade revisou o plano de mobilidade urbana e, no mesmo ano, houve queda de acidentes com mortes nas principais avenidas.

Para salvar vidas no trânsito, a prefeitura realiza uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada para a redução de mortes no trânsito da cidade. Além disso, acontecem, periodicamente, mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, reforço da sinalização de solo, atividades educativas e investimentos na malha cicloviária.

FÓRUM DE MOBILIDADE

Com bons números registrados nos últimos anos, Hortolândia sedia nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), a 92ª edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e Reunião Extraordinária do Fórum Nacional. O encontro acontece a partir das 9h, no auditório da Câmara Municipal, localizado na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel.

A cidade receberá aproximadamente 250 secretários e dirigentes de Mobilidade Urbana de cidades do Estado de São Paulo e do Brasil, com o objetivo de compartilhar experiências, projetos e propostas em diferentes temas sobre o assunto, pensando nas ações de agora e do futuro. O secretário nacional de Mobilidade Urbana e ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Eduardo Andia é presença confirmada no Fórum.

O Fórum Paulista de Mobilidade Urbana é uma entidade fundada por prefeitos, secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e de trânsito, que realiza reuniões a cada três meses. As sugestões das reuniões elaboradas no Fórum Paulista são encaminhadas para órgãos estaduais e nacionais como o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Associação Nacional de Transportes Públicos, Ministério das Cidades e outros.

Deixe um comentário