Para preservar espécies, Hortolândia planta árvores ameaçadas de extinção
Áreas ao lado do viário central e no fundo do condomínio
Franceschini ganham cerca de 3 mil novas mudas, dentre elas cedro rosa e
pau-brasil, pelo Projeto de Arborização e Paisagismo
A árvore que dá nome ao nosso país, pau-brasil, e outras espécies ameaçadas de extinção, como cedro rosa, jequitibá rosa, jatobá pequeno, jacarandá da Bahia e guarucaia, vêm sendo cultivadas em Hortolândia, nas ações do Projeto de Arborização e Paisagismo, em realização pela prefeitura.
Além de preservar as espécies nativas da flora nacional, a administração municipal busca tornar a cidade mais verde e agradável tanto para humanos quanto para animais da fauna local e regional.
Ao longo desta semana, equipes do Viveiro Antônio da Costa Santos, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizam plantios no entorno do viário central, que integra o percurso do Superviário. Nesta etapa serão plantadas aproximadamente mais de 1.200 novas mudas no trecho que fica nas proximidades do atacadista Assaí.
As ações foram retomadas nesta segunda-feira (5), com o plantio de 520 mudas de espécies como ipê amarelo do brejo, jequitibá rosa, jatobá, ipê roxo de bola, saguaraji, sapoti, pau-brasil, sibipiruna e pata de vaca, e se estendem pelos próximos dias.
Outra área verde beneficiada foi a que fica no fundo do condomínio Franceschini, próxima à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e após o Terminal Metropolitano. No local, no dia 02 de setembro, foi realizado o plantio de 1.800 mudas, dentre elas de cedro rosa, pau ferro, guarucaia, jequitibá rosa e paineira rosa.
A meta do projeto é, até 2024, plantar mais de 50.000 mudas de árvores em áreas verdes do município. Com mais estes plantios, o total de novas árvores cultivadas ultrapassará 21.000 mudas de espécies frutíferas e nativas do Brasil. As ações de plantio, iniciadas em maio deste ano, são executadas pela equipe do Viveiro Municipal e coordenadas pela Secretaria de Obras, com envolvimento de todas as secretarias municipais.
ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO
O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo é projetar Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.
Principais ações do Projeto de Arborização e Paisagismo
• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;
• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;
• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;
• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;
• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.
Locais e quantidades plantadas na esfera do projeto
11/05 - 337 mudas de árvores nativas e frutíferas na Vila Verde, em uma área de 2.024 metros quadrados próxima ao Residencial São Sebastião.
23/05 - 170 mudas de árvores nativas numa área de aterro, na região do Parque Perón, nas imediações do complexo prisional.
31/05 - 900 mudas de árvores nativas na região do Jd. Nova Europa, na gleba A2, à qual se tem acesso pela Rua Ytamaraka.
03/06 - 645 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Rua Antônio Gazzetta)
20 e 21/06 – 2.697 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Av. Gentil Tolomeotti)
22 e 27/06– 434 mudas em área próxima ao condomínio Golden Park, com acesso pelas ruas Grécia e Alemanha
26 e 27/06 – 230 mudas nas ruas Cinco e Seis e Av. Marginal Dois, Jd. São Felipe
28 e 29/06 – 652 mudas nas ruas Cinco e Seis, Jd. São Felipe
04 e 05/07 – 383 mudas na Rua Peroba, s/n, Pq. Residencial Jd. Jatobá
12/07 – 6.210 mudas no viário central, entre o Pq. dos Pinheiros e o Carmem Cristina (em andamento)
20/07 – 530 mudas no entorno do viário Santa Fé
28/07 – 1.127 mudas no entorno do viário Santa Fé
15/08 – 3.000 mudas no entorno do condomínio Bella Ville
18/08 – 800 mudas no Parque das Figueiras
02/09 – 1.800 mudas em área em área verde no fundo do condomínio Franceschini, próxima à ETE Sabesp
05/09 – cerca de 1.200 mudas no viário central, próximo ao atacadista Assaí
Deixe um comentário