Paraíso do Verde, Nova Odessa revela tendência para turismo ecológico

NOVA ODESSA 117 ANOS

Município recebe visitantes da região, do interior e da capital em busca de lazer com tranquilidade em meio a natureza

Nova Odessa tem sido o refúgio de pessoas que buscam fugir da rotina em meio à tranquilidade da natureza. Conhecida como Paraíso do Verde, a cidade ainda conserva muitas áreas rurais e bosques, características que atraem turistas da região, da capital e de outros municípios do Estado, uma clientela que começa a estimular a abertura de comércios em áreas rurais.

Gabriela Liepkaln, proprietária do Café do Bosque Maria’s, conta que aos finais de semana recebe pelo menos 1.300 turistas na cafeteria, localizada no Bosque dos Eucaliptos, área rural da cidade.

São pessoas que saem de Piracicaba, São Paulo, Sorocaba, Jundiaí, Limeira, dentre outras cidades, para caminhar, andar de bicicleta, de jipe ou de moto. Depois, param para tomar o famoso café de bule servido ao ar livre, com mesas embaixo das árvores. A cafeteria funciona num charmoso contêiner que oferece diversos tipos de cafés, pães artesanais de vários sabores, sobremesas e sucos.

“Percebemos que Nova Odessa tem uma vocação para o turismo ecológico. As famílias vem de outras cidades para passear com a família, andar de bike, moto, curtir a natureza. Nossos clientes têm faixa etária de 25 anos para cima e nos visitam acompanhados da família”, observa Gabriela.

A empreendedora conta que era dona de um salão infantil de festas e resolveu deixar o negócio, em 2019, quando descobriu que dona Maria, sua mãe, estava com leucemia, desempregada e precisava de uma atividade para se distrair. Começaram, então, a fabricar pães caseiros, vendê-los em condomínios e em bairros próximos ao sítio onde hoje funciona a cafeteria.

A clientela no entorno da área rural aumentou e, para atender a demanda do local, onde não tem padaria, Gabriela resolveu montar uma tenda em frente ao sítio.

 “Começamos a servir café de bule aos sábados e domingos para o pessoal que vem andar de bike e famílias que visitam as redondezas. O movimento foi aumentando na tenda, que não tinha estrutura, nem geladeira. Então, fizemos o contêiner por ser um tipo de construção rápida, com conforto e estabilidade. Aí passou a ser uma cafeteria, ganhou estrutura, cozinha, mesas para os clientes. O movimento não para nem durante a semana. Graças a Deus”, comemora Gabriela que, agora, gera emprego para 35 pessoas aos finais de semana.

A técnica em nutrição Camila Neves sai da capital paulista uma vez por mês em busca de lugares no interior para pedalar com o namorado, o advogado Júlio Ribeiro. Na semana passada, o destino foi Nova Odessa, onde mora uma tia de Camila.

“Andamos de bike e depois paramos para tomar um café no Bosque Maria´s que vimos no Instagram. O lugar é uma delícia e queremos voltar de novo. Sair da loucura que é São Paulo e ter o privilégio de relaxar no meio da natureza, não tem preço”, elogiou Camila.

O nome Café do Bosque Maria’s, contextualiza Gabriela, é uma referência ao bairro onde o comércio funciona (o Bosque dos Eucaliptos) e uma homenagem à mãe, dona Maria, 53 anos, que trabalha na cafeteria, desde o início do negócio. “Pela sua força, sua garra, está com a saúde estabilizada”, orgulha-se a filha empreendedora.

CAFÉ TRAZ UM POUCO DO SABOR DA LETÔNIA

O pão caseiro com nata e geleia, tradição na culinária da Letônia, segundo Gabriela, é um dos preferidos dos clientes. “Nova Odessa foi fundada por letos, a família do meu marido é leta, aprendi muito com eles, então trouxemos um pouco da culinária da Letônia para o cardápio da cafeteria”, observa Gabriela.

Outro queridinho é o sonho de creme caseiro, com fabricação artesanal. “Aqui tudo é produzido por nós. Nossos pães são 100% caseiros, sem conservantes, sem produtos industrializados”, destaca a empreendedora.

Quem passa pela cafeteria pode escolher entre pães caseiros com massa tradicional, integral com várias sementes, de cebola ou recheados, trança de coco caseira. Além de fazer parte do cardápio, os produtos também são vendidos para os visitantes que querem levar o sabor da cafeteria para casa. Em Nova Odessa, eles podem ser entregues em domicílio.

ACINO ENXERGA POTENCIAL DE EXPANSÃO DE COMÉRCIOS VOLTADOS AO TURISMO RURAL

Para a presidente da ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa), Juçara Rosolen, comércios voltados para o turismo rural, a exemplo do Café do Bosque Maria´s, é uma tendência em Nova Odessa pelo perfil do município, que mantém as característica de cidade tranquila do interior e muitas áreas verdes.

“Acredito que a tendência para o setor é de crescimento, em especial após a pandemia da Covid-19, com as pessoas querendo fugir do tédio do isolamento. Nós, da ACINO e o Setor de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa, vemos essa possibilidade com bons olhos, pois não só contribui para a economia local, mas, também, com a conscientização ambiental e o respeito com a natureza”, avalia Juçara.

Deixe um comentário