PPG traz para Sumaré projeto inédito de formação tecnológica para meninas

Ação tem o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero na área tecnológica e científica, além de proporcionar capacitação técnica para que as jovens possam seguir carreira no setor

A empresa PPG, fabricante mundial de tintas, revestimentos e materiais especiais, participa há 20 anos do crescimento de Sumaré e de sua vida comunitária. Neste ano, a empresa trouxe para a escola estadual Wadih Jorge Maluf, no Matão, o programa Minas em Tech, um projeto inédito que oferece formação gratuita em tecnologia digital, programação, impressão 3D, robótica e inteligência artificial voltado para meninas que residem nessa região.

Criado pela Casa Hacker, uma jovem ONG de inclusão digital de Campinas, o Minas em Tech busca reduzir a desigualdade de gênero na área tecnológica e científica, bem como proporcionar capacitação técnica para que as jovens possam seguir carreira no setor.

De acordo com a empresa, 20 meninas participam do projeto, escolhidas por processo seletivo. O curso começou em março e vai até dezembro, três dias da semana, das 13 às 18 horas.

Por meio da metodologia STEAM (Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos mais importantes centros de pesquisa e formação do mundo, a iniciativa oferece às alunas conhecimento de tecnologias de transformação digital para torná-las capazes de criar aplicativos, softwares, automações eletrônicas, projetos de IoT (Internet das Coisas), modelar e imprimir peças tridimensionais, aplicar o design thinking para desenvolver projetos do zero, melhorar a comunicação pessoal e a capacidade de trabalho em grupo, desenvolver habilidades de gestão e liderança, entre outras competências.

De acordo com a PPG, o investimento nas novas gerações é uma das formas mais importantes de da empresa participar da vida comunitária da cidade que abriga sua principal unidade no Brasil. A PPG chegou em Sumaré há mais de duas décadas. Segundo a empresa, a maior parte dos funcionários mora em Sumaré ou no entorno.

“Tão importante quanto celebrar o aniversário de Sumaré é contribuir diariamente para seu crescimento e a construção de uma comunidade sólida e próspera. O orgulho e a satisfação da PPG de fazer parte do desenvolvimento da cidade se traduz por meio de diferentes iniciativas nas quais a companhia promove localmente, com o objetivo de retribuir a quem acolheu tão bem a sede da fábrica da produtora mundial de tintas, revestimentos e materiais especiais no Brasil”, destaca nota da empresa.

Empresa leva cor e brilho para escolas e centros comunitários

O projeto TL Colorful Communities® leva cor e brilho para as comunidades em que a PPG mantém suas operações, principalmente escolas públicas e centros comunitários. A iniciativa acabou de revitalizar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Flora Ferreira Gomes, no bairro Nova Veneza, beneficiando quase 1.300 alunos.

Em janeiro, a PPG já tinha feito a renovação completa da pintura da EM Borboletinha Azul, no Jardim João Paulo II, que atende cerca de 230 crianças, entre 2 e 6 anos em creche e educação infantil. Por meio da parceria com a ONG Junior Achievement, desde 2013, promove projetos de inovação, empreendedorismo e educação financeira para jovens. A ação já ajudou a mudar a perspectiva de vida de mais de 18 mil jovens da região, impactando também centenas de voluntários da empresa.

A PPG também destina parte de seus impostos para programas que fazem doação de livros, apresentações culturais, oficinas de teatro e contação de histórias, workshops de sustentabilidade, aulas de grafite e atividades esportivas e lúdicas, entre outros projetos.

Somente em 2021, contabiliza a empresa, mais de R$ 1,3 milhão foi investido em oito projetos de cultura e esporte em Sumaré. Também por destinação de impostos, a empresa apoia entidades sociais para idosos, crianças e adolescentes, com investimento total de R$ 580 mil nessas ações.

Fábrica de tinta em pó recebe investimento milionário

Em dezembro do ano passado, a PPG anunciou o investimento de 2,7 milhões de dólares para a ampliação em 40% da capacidade de produção da fábrica de tinta em pó, que integra o complexo industrial de Sumaré. As obras de ampliação serão iniciadas ainda em neste ano.

A empresa destaca que produz em Sumaré de forma cada vez mais sustentável. Segundo a PPG, todos os resíduos gerados têm tratamento ambiental ou vão para reciclagem e coprocessamento, a fim de reduzir o uso de aterros.

Também é realizada a recuperação de solventes, embalagens e pallets. A fabricante de tintas também substituiu todos os caminhões de transferência interna de produtos por veículos 100% elétricos, zerando a emissão de CO2 nessa atividade e evitando a queima de 3.120 litros de óleo diesel e a emissão de 10,4 t de CO2 por ano. 

Deixe um comentário