Geral
Balões com cartões contendo frases de fortalecimento, apoio e número de contato foram distribuídos

ONG Expandindo Amor realiza 5ª Edição de Mobilização Setembro Amarelo em Sumaré

A ONG Expandindo Amor realizou este mês sua 5ª edição de Mobilização Social Setembro Amarelo com ações em Sumaré. A ação tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade com relação ao tema prevenção ao suicídio e valorização da vida, adotando atividades como passeatas, carreatas, palestras, live, decorações ambientais entre outras coisas.

Nas edições passadas, realizadas em Nova Odessa, o tema da mobilização sempre esteve associado a um fato social de grande repercussão. O tema da mobilização Setembro Amarelo deste ano é “Para o time da vida escolhemos você”. Segundo os organizadores, a visão foi associar a mobilização com as eleições (escolha) e também Copa do Mundo (time), dois eventos marcantes que vão acontecer este ano e que podiam trazer mais engajamento para ação.

No dia 16 de setembro, a Escola Estadual Jardim das Orquídeas recebeu a equipe de agentes sociais da ONG Expandindo Amor, composta por psicólogo e educadores sociais. A ação contou com palestras para todas as classes da escola. O tema abordado pelos profissionais foi “Setembro Amarelo - prevenção ao suicídio e valorização da vida”, que elencou assuntos como ansiedade, depressão, suicídio e orientações para obter uma melhor qualidade de vida. 

Ao todo, 153 alunos participaram da ação, além de professores e toda coordenação da escola. No mesmo dia, uma equipe de voluntários da ONG também realizou uma ação de ornamentação do Centro da cidade, utilizando mais de mil balões com cartões contendo frases de fortalecimento, apoio e número de contato para atendimento pessoal. 

A ação também aconteceu no sábado (17), através de uma palestra sobre o tema “Como alcançar o sucesso e a qualidade de vida”, realizada no bairro Chácara Três Pontes, local onde a instituição tem uma base de apoio e desenvolvimento comunitário. O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

“Temos uma frase na nossa instituição que diz ‘Amar o próximo é a maior prova de humanidade que existe’, portanto devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, disse Matheus Sena, presidente da ONG Expandindo Amor.

Em parcerias com projeto sociais e apoio de comerciantes, a ONG Expandido Amor também realizará ações de ornamentação e palestras até este domingo (25) em Nova Odessa.

 

Deixe um comentário