Geral
Ao todo, 153 alunos participaram da ação, além de professores e coordenação da escola

ONG Expandindo Amor promove ação do ‘Setembro Amarelo’ na EE Jd. Orquídeas

A Escola Estadual Jardim das Orquídeas, escola de ensino integral de Sumaré, recebeu, na última sexta-feira (16), a palestra “ Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A ação foi promovida pela ONG (Organização Não Governamental) Expandindo Amor.

A equipe, composta pelos profissionais Edson Cosme, psicólogo especialista no atendimento de famílias há mais de 27 anos, pedagogo e professor de cursos superiores, Bruno Rocha, educador social atuante em projetos de desenvolvimento comunitário e pelo educador social, estudante de sociologia, fundador e atual presidente da ONG Expandindo Amor Matheus Sena, abordou com as crianças assuntos como ansiedade, depressão, suicídio e orientações para obter uma melhor qualidade de vida.

Ao todo, 153 alunos participaram da ação, além de professores e toda coordenação da escola. Ao final da ação, todos receberam da ONG Expandindo Amor um “Kit Setembro Amarelo” contendo balas e um cartão com frases de incentivo à vida.

“A ação que desenvolvemos fez parte da programação da 5° Edição da Mobilização Setembro Amarelo da nossa instituição. Compreendemos que todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem, e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, disse Matheus Sena.

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Deixe um comentário