Novos GCMs treinam com armas e devem iniciar atuação em setembro em Nova Odessa
Contratação por concurso público de 10 novos integrantes
para GCM ‘é o maior reforço da equipe feito de uma só vez da história da
corporação’
Da Redação | Tribuna Liberal
Em preparação para o trabalho efetivo, os novos integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa, cuja contratação foi autorizada pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), no início do ano, iniciaram nesta terça-feira (08), em um estande de tiro situado em Americana, o módulo prático da disciplina de armamento e tiro.
A disciplina tem carga horária de 100 horas e contempla, em média, 550 disparos reais, com o objetivo de proporcionar aos novos guardas domínio na maneabilidade da arma de fogo durante ações operacionais. O equipamento utilizado é do mesmo tipo que eles irão receber ao iniciar o patrulhamento – as novas pistolas semiautomáticas calibre 9 milímetros adquiridas pela Prefeitura nos últimos dois anos.
Segundo o comandante da GCM Nova Odessa, Luciel Carlos de Oliveira, “os GCMs alunos ingressados no curso de formação, que está sendo realizado na Academia de Formação de GCMs do município de Santa Bárbara d’Oeste, iniciaram nesta semana a disciplina de armamento e tiro, que é constituída por três módulos: teórico, prático e avaliação final”.
“No módulo prático de tiro, os GCMs alunos são submetidos a treinamentos de tiro defensivo com pistas de aplicações táticas, que simulam situações reais de confronto armado. Essas pistas estão situadas em três estandes de tiro diferentes, que estão localizados nos municípios de Americana, Limeira e Itu. No final deste módulo prático, eles serão submetidos a avaliação final da disciplina armamento e tiro”, explicou o comandante, que também é instrutor em cursos de formação de guardas civis.
Para Luciel, “a disciplina é fundamental no processo de capacitação operacional do patrulheiro municipal, porque se, durante o patrulhamento ele se deparar com uma situação envolvendo uma ameaça letal à sua vida ou à vida de terceiros, dentro do escalonamento do uso da força, ele tenha uma resposta assertiva e de menor risco possível de um resultado indesejado”.
Secretário municipal de Segurança de Nova Odessa, coronel Carlos Fanti, ressaltou que a contratação por concurso de 10 novos integrantes para a GCM “é o maior reforço da equipe feito de uma só vez da história da corporação”. Atualmente, a corporação possui 44 integrantes na ativa. “Nunca antes a Guarda Civil Municipal teve um aumento de efetivo como este”, disse.
Fanti ressaltou também o investimento do Executivo na modernização das viaturas e equipamentos da GCM – e também na ampliação recente do sistema de videomonitoramento dos prédios públicos municipais, incluindo todas as creches e escolas da rede municipal, agora atendidas por câmeras de segurança e pelo aplicativo do “botão do pânico”.
Foram adquiridas, desde 2022, um total de 44 novas pistolas 9 mm, duas carabinas calibre .40, uma espingarda tática “pump” calibre 12, munições para uso operacional e treinamento, coletes balísticos da especificação mais atual e 165 peças de uniformes do mesmo padrão da Força Nacional de Segurança, além de cintos, bonés e coturnos.
Deixe um comentário