Nova onda de calor deixa Sumaré com 41°C e Hortolândia, com 40,5°c
Embora possa haver pancadas de chuva até esta quarta-feira
(15), o calor intenso permanecerá por mais alguns dias e demanda cuidados para
evitar danos à saúde e focos de incêndio
Paulo Medina| Tribuna Liberal
A nova onda de calor que castiga a região registrou nesta segunda-feira (13) marcas recordes em Sumaré e Hortolândia. Os dados de Sumaré indicam uma elevação significativa nas temperaturas, com índices que ultrapassam os 41°C. Hortolândia, assim como Sumaré, experimentou um calor excepcional. Os termômetros atingiram valores expressivos, com temperaturas máximas de 40,5°C.
Ambas as cidades registraram ausência de precipitação, o que contribuiu para a intensificação do calor. A combinação de altas temperaturas e umidade do ar reduzida tem impactos na sensação térmica e na saúde da população, exigindo medidas adicionais de cuidado e prevenção.
Evitar exercícios físicos ao ar livre, entre 11 e 15 horas; usar vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água ou mesmo aspersores de jardim para umidificar o ambiente; permanecer, quando possível, em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas e, claro, consumir bastante água. Estas são algumas recomendações feitas pela Defesa Civil de Hortolândia.
Dados meteorológicos captados na cidade mostram que a URA (Umidade Relativa do Ar) atingiu o 20,6% neste domingo (12), o que coloca Hortolândia novamente em estado de atenção, como aconteceu em setembro.
Boletim Meteorológico emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado informa que, embora possa haver pancadas de chuva até esta quarta-feira (15), o calor intenso permanecerá por mais alguns dias e demanda cuidados para evitar danos à saúde e focos de incêndio.
“Na terça-feira (14) e quarta-feira (15), a aproximação de uma frente fria criará condições para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento. Não há expectativa para acumulados significativos, porém como haverá momentos de tempestade, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis. Já na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), um sistema meteorológico no Sul do Brasil criará condições para mais precipitações, mais generalizadas. Mesmo com esses sistemas, não há condição para que as temperaturas caiam e a sensação será de calor e abafado”, avisa documento da Defesa Civil Estadual.
A situação inspira cuidados. Um deles diz respeito a evitar nadar em lagoas a fim de evitar acidentes e casos de afogamento.
VEJA O QUE FAZER E O QUE EVITAR EM CADA FASE
- Estado de Observação:
•Acompanhamento dos índices da URA.
- Estado de Atenção
• Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
• Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc;
• Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc;
• Consumir água à vontade.
- Estado de Alerta
• Observar as recomendações do estado de atenção;
• Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
• Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
- Estado de emergência
• Emissão de Alerta e acionamento do Plano de Ação;
• Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
• Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc;
• Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.
PREVISÃO PARA O PERÍODO
14/11, terça-feira – mínima 24°C/máxima 37°C, PANCADAS
15/11, quarta-feira – mínima 22°C/máxima 37°C, PANCADAS
16/11, quinta-feira – mínima 23°C/máxima 38°C, POUCAS NUVENS
17/11, sexta-feira – mínima 23°C/máxima 41°C, CHUVAS RÁPIDAS
Deixe um comentário