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Nova Odessa vai recuperar passarela do parque linear entre São Manoel e 23 de Maio

Segundo a prefeitura, medida foi adotada por causa dos riscos provocados por problemas com solda da estrutura metálica

A Defesa Civil e a Secretaria de Obras e Planejamento de Nova Odessa interditaram na última semana a passarela de pedestres sobre o Córrego Capuava, situada no Parque Linear entre os jardins São Manoel e 23 de Maio. A interdição emergencial foi necessária após serem notados pontos de solda “soltos” na parte inferior da estrutura metálica da passarela. A secretaria já está tomando as medidas necessárias para o conserto da passarela, inaugurada em 2020.

“Interditamos a passarela após uma vistoria na qual achamos uma rachadura em uma das estruturas que dão suporte ao piso de madeira. Ela vai ser recuperada e remodelada através de um trabalho de serralheria. Pretendemos fazer ali algo parecido a um boulevard para que a população dos bairros do entorno possa aproveitar melhor a passagem de pedestres e o próprio parque linear”, explicou a secretária de Obras do Município, a arquiteta Miriam Lara Netto.

Segundo o secretário-adjunto de Obras, Renan Cogo, a previsão é que o trabalho de recuperação da estrutura metálica da passarela dure cerca de 20 a 30 dias. “Vai ser feito o reforço da estrutura metálica e dos apoios, além das emendas da passarela, agora com soldas especificas para aquele tipo de material e utilização, garantindo a segurança dos pedestres”, adiantou o engenheiro.

Em função da interdição, os pedestres jamais devem tentar “cruzar” a passarela. A opção para quem segue a pé no sentido 23 de Maio/São Manoel é ir pela Rua Uirapuru (que margeia o Parque Linear) e utilizar a passagem da Avenida Pascoal Piconi. Já quem vai no sentido contrário (São Manoel/23 de Maio) precisa continuar pela calçada da Rua Olívio Belinate até a ponte com a calçada da Pascoal Piconi.

PONTE

Enquanto isso, prosseguem em ritmo acelerado, logo ao lado da passarela, as obras da nova ponte sobre o Córrego Capuava na Rua Sigesmundo Andermann, ao lado do Ginásio do Jardim São Manoel. A passagem antiga corria risco de colapso após as fortes chuvas de janeiro e, por isso, foi interditada em março pela Secretaria de Obras e Planejamento, Defesa Civil Municipal e Setor de Trânsito.

Atualmente, a empresa contratada finaliza a remoção das antigas linhas de tubulação de pequeno diâmetro que cortava o maciço, mas que não dava conta da vazão do córrego em momento de chuvas intensas e repentinas, causando alagamentos no parque linear. A nova ponte vai ser construída com quatro linhas de aduelas, grandes estruturas de concreto armado com maior capacidade de vazão das águas, em vez de tubulação simples aterrada que ocorria até então.

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