Geral
Nova Odessa realizará palestras de conscientização pelo fim da violência contra mulher

Nova Odessa terá programação especial de enfrentamento à violência contra as mulheres

Município mantém portal exclusivo com leis, vídeos de palestras, ‘podcasts’ e canais abertos para apresentação de denúncias; eventos de conscientização serão realizados ao longo do mês

Da Redação | Tribuna Liberal

Em meio ao mês de enfrentamento à violência contra a mulher, a Prefeitura de Nova Odessa divulgou nesta terça-feira (8) um conjunto de ações para chamar a atenção da população para a problemática. Em Nova Odessa, a campanha inclui um portal exclusivo e tem como slogan “Não Fique Sozinha – Violência contra a mulher é crime. Denuncie!”.

A data foi criada em alusão à “Lei Maria da Penha”, sancionada em 07 de agosto de 2006, em resposta à necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

O “Agosto Lilás” foi instituído pela Lei Estadual nº 4.969/2016 com o objetivo de intensificar a divulgação da lei, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher.

A programação deste ano inclui duas palestras com o tema “Agosto Lilás: Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher”, com a especialista em Direito Penal e na Lei Maria da Penha, Iracema Leal Veloso Gomez.

A advogada é presidente da Comissão Especial de Proteção às Vítimas de Violência Doméstica e Familiar da 236ª Subseção da OAB, de Nova Odessa. A palestra é voltada a profissionais das redes de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselhos Municipais, entidades sociais e comunidade em geral.

O primeiro encontro ocorre nesta quinta-feira, (10), às 9h, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras, com foco nas famílias atendidas pelo órgão municipal. E, no dia 17, também às 9h, o segundo encontro é aberto ao público em geral e acontece no Auditório da Prefeitura, na avenida João Pessoa, nº 777, Centro.

Por fim, no dia 30 de agosto, acontece uma “Roda de Conversa” para homens das famílias acompanhadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que será conduzida pelas psicólogas e assistentes sociais do órgão municipal. A proposta é prevenir a violência contra mulher e citar estatísticas de mortes no Brasil.

PORTAL

Para ajudar as vítimas e qualquer outra pessoa a entender as diversas formas de violência contra a mulher, desde 2021, a Prefeitura de Nova Odessa mantém um portal exclusivo com leis, vídeos de palestras, “podcasts” (debates em áudio), canais de denúncia e várias outras informações.

Isso para facilitar e incentivar a formalização dos casos de agressão contra a mulher e divulgar as formas de acolhimento. O portal pode ser acessado a partir do site da Prefeitura, ou diretamente em www.novaodessa.sp.gov.br/naofiquesozinha.

Deixe um comentário