Nova Odessa retoma participação no Programa Município VerdeAzul
Da Redação | Tribuna Liberal
Conhecida oficialmente como “Paraíso do Verde”, Nova Odessa retomou neste ano sua participação no processo de certificação do PMVA (Programa Município VerdeAzul) de Gestão Ambiental do Estado de São Paulo. A Prefeitura já entregou os documentos comprobatórios das ações ambientais executadas no município. O programa busca estimular políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo, ou seja, a promoção de ações integradas em consonância com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), por meio dos 17 ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Aryhane Massita, “esta certificação é muito importante para a gestão municipal, pois direciona as ações ambientais com foco na sustentabilidade, fomenta a arborização urbana e as compras sustentáveis”. “O Programa Município VerdeAzul mede e apoia a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Visa tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis, em outras palavras significa um avanço na qualidade de vida da sociedade”, explicou a secretária.
O PMVA conta com dez diretivas, sendo elas Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.
“Nova Odessa entregou ações de todas as dez diretivas, devendo ainda aprimorar algumas atividades intersetoriais para aumentar a sua pontuação nos próximos ciclos, que são considerados de 1º de julho do ano anterior a 30 de junho do ano de envio dos documentos comprobatórios”, adiantou Aryhane.
Um exemplo de ação pública intersetorial em prol do meio ambiente da cidade, que gera pontos no “Município VerdeAzul”, é o Programa “Escola da Vida”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e que já plantou mais de 500 árvores urbanas em escolas de Nova Odessa desde 2022. A meta é, até o final de 2023, realizar o plantio em todas as cerca de 30 escolas municipais e estaduais da cidade, além da Etec (Escola Técnica Estadual).
Deixe um comentário