Geral
Secretaria de Meio Ambiente ganhou 8 mil sementes, de 10 espécies nativas, do Consórcio PCJ

Nova Odessa recebe doação de sementes para reflorestamento de bacia do PCJ

Foram entregues 3.000 saquinhos para produção de mudas de árvores nativas e 8 mil sementes; objetivo é recuperar áreas degradadas do município

Da Redação | Tribuna Liberal

A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa recebeu em doação 3.000 saquinhos para a produção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, além de aproximadamente 8 mil sementes, de 10 espécies nativas diferentes. A doação faz parte do apoio que o Consórcio PCJ (das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) promove aos municípios e viveiros consorciados, como parte do Programa de Proteção aos Mananciais da macrobacia na qual Nova Odessa está inserida.

A entrega das doações foi realizada recentemente por Jerry Morais, da empresa JW Ambiental, contratada pelo Consórcio PCJ para atender aos municípios e empresas consorciadas. Em 2022, doação semelhante já havia sido feita ao município.

“Essas mudas vão ser fundamentais para a recuperação de áreas degradadas na cidade e plantios de árvores em geral. Ficamos felizes por contar com o Consórcio PCJ nas ações de reflorestamento em nosso município, principalmente porque estamos em negociação por um apoio para o reflorestamento das margens do Ribeirão Quilombo nos trechos a serem desassoreados pelo Programa Rios Vivos, do Governo do Estado”, disse a diretora de Meio Ambiente de Nova Odessa, Daniela Fávaro.

“Como Nova Odessa é conhecida como o ‘Paraíso do Verde’, temos trabalhado muitas ações para que continue assim – entre elas o plantio nos quatro cantos da cidade. O futuro do mundo depende do verde para continuar sustentável. E o Consórcio PCJ atua há 34 anos nas questões ambientais e de sustentabilidade”, comentou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD).

Recentemente, um aluno da rede municipal de educação ficou entre os destaques do Ano 2023 e finalistas do Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, concedido pelo Consórcio PCJ aos participantes do Projeto Gota d’Água. O objetivo da premiação é engajar os municípios com as atividades de educação e sensibilização ambiental voltada à Gestão de Recursos Hídricos.

Este ano, o projeto trabalhou o tema “Água para mim, água para nós, minha voz no Comitê Mirim” e os participantes puderam inscrever suas atividades desenvolvidas nos municípios em três categorias: vídeos, podcasts e desenhos. O aluno Eduardo de Paula Cardoso, aluno da EMEF Alzira Ferreira Delegá, foi finalista na categoria Desenho.

O Consórcio PCJ é composto por 41 municípios, entre eles Nova Odessa, e 23 empresas, e vem atuando há mais de três décadas como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a efetivação de políticas públicas voltadas à gestão de água.

A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: o Conselho Mundial de Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias, a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias e a Rede Brasil.

Deixe um comentário