Geral
Discussões foram produtivas e resultaram em propostas concretas que serão enviadas para a etapa estadual

Nova Odessa lança Plano de Arborização durante 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Iniciativa busca ampliar a cobertura vegetal e promover um ambiente mais saudável e sustentável, incluindo a diminuição das temperaturas no meio urbano

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Nova Odessa realizou, na semana passada, a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O encontro aconteceu no Auditório do Paço Municipal e faz parte da etapa local da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento destacou o lançamento do Plano Municipal de Arborização, apresentado pelo professor doutor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da USP (Universidade de São Paulo). A conferência contou com as presenças do prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), do secretário municipal de Meio Ambiente, Matheus Grolla Martins, da presidente do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Iraê Zutin, e de autoridades locais.

A iniciativa busca ampliar a cobertura vegetal na cidade e promover um ambiente urbano mais saudável e sustentável, incluindo diminuir as temperaturas no meio urbano graças ao aumento da cobertura vegetal e das áreas de sombra. “É uma grande alegria para mim como prefeito da cidade lançar o Plano Municipal de Arborização, uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade de vida da população e preservar o meio ambiente. Agradeço ao professor Demóstenes por sua valiosa contribuição e a todos os presentes pelo engajamento nesta causa tão nobre, que é cuidar do meio ambiente”, disse o prefeito.

Durante a conferência, os participantes se organizaram em cinco grupos de trabalho, cada um focado em um tema específico, sendo ‘Mitigação’, voltado à redução de emissões de gases de efeito estufa; ‘Adaptação e Preparação para Desastres’, que abordou a prevenção de riscos e a mitigação de perdas; ‘Justiça Climática’, com teve como foco a superação das desigualdades; ‘Transformação Ecológica’, que discutiu a descarbonização da economia com inclusão social; e ‘Governança e Educação Ambiental’, que enfatizou a participação social e o controle democrático.

As discussões foram produtivas e resultaram em propostas concretas que serão enviadas para a etapa estadual da Conferência. “O Plano de Arborização representa um marco para Nova Odessa. A arborização urbana traz inúmeros benefícios, como a redução de temperaturas, melhoria na qualidade do ar e incentivo à biodiversidade. As propostas surgidas nos grupos de trabalho, como ações de educação ambiental, campanhas de coleta seletiva e plantio de árvores em áreas públicas, já podem começar a ser implementadas. Com esse plano e as ideias discutidas na conferência, estamos no caminho para construir uma cidade mais verde e sustentável”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Matheus Grolla Martins.

DELEGADOS

Durante a conferência, aconteceu também a eleição de uma delegação composta por sete representantes, incluindo membros da indústria, da sociedade civil e da prefeitura, que representarão Nova Odessa na etapa estadual da conferência. A expectativa é que as propostas desenvolvidas no município contribuam para a criação de uma agenda ambiental mais justa e sustentável para o Estado de São Paulo e o país.

Para tornar o ambiente mais acolhedor, os participantes desfrutaram de um coffee break com opções vegetarianas, veganas e sucos naturais, preparados com ingredientes orgânicos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

“O Comdema é um espaço essencial de diálogo e participação popular, permitindo que a sociedade civil colabore ativamente na formulação e implementação das políticas ambientais de Nova Odessa. A Conferência e o lançamento do Plano de Arborização reforçam o papel do Conselho como instrumento de gestão ambiental democrática e participativa”, concluiu a presidente do Comdema, Iraê Zutin.

Deixe um comentário