Nova Odessa fica em primeiro lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes 2022
Município foi vencedor na categoria “Desenvolvimento
Econômico e Ordem Pública” dentre as cidades paulistas de 30 e 100 mil
habitantes
Nova Odessa é a vencedora do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 na categoria “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública”, dentre todas as cidades do Estado de São Paulo que têm entre 30 e 100 mil habitantes – deixando Santa Cruz do Rio Pardo e Vinhedo, as demais finalistas, para trás. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de quinta-feira (10), no Auditório da Rede Bandeirantes de Televisão, em São Paulo.
O vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho (PSD) recebeu o certificado em nome do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD). A cerimônia foi transmitida pelo YouTube e pelo site Band Notícias (https://www.band.uol.com.br/noticias/premio-band-cidades-excelentes-veja-as-vencedoras-da-2a-edicao-de-sp-16562440). Na TV aberta, a premiação vai ao ar no dia 20 de novembro, às 23h30, para todo o Estado.
“Esse evento representa muito mais que uma simples premiação. Representa um grande incentivo para a prática de boas gestões. Gestões que promovam a melhoria da realidade das cidades brasileiras e, principalmente, da população menos favorecida. Nosso muito obrigado a todos”, afirmou Mineirinho. “Para Nova Odessa, é um orgulho ser reconhecida neste prêmio da TV Bandeirantes. Mostra que estamos no rumo certo”, acrescentou o prefeito Leitinho.
Também na categoria “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública”, mas entre os municípios com até 30 mil habitantes, o vencedor foi Cedral, do prefeito Paulo Ricardo Beolchi de Lucas (Cidadania). Já dentre as cidades com mais de 100 mil moradores, o prêmio foi para Santana de Parnaíba, do prefeito Antonio Marcos Batista Pereira (PSDB).
Foram premiadas também três cidades em cada uma das demais categorias, que são: “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”, “Sustentabilidade”, “Educação”, “Saúde e Bem-Estar” e “Infraestrutura e Mobilidade”.
Por fim, três cidades paulistas foram apontadas pelos critérios do prêmio como as grandes vencedoras de cada faixa populacional: Tupi Paulista (até 30 mil habitantes), Votuporanga (de 30 mil a 100 mil habitantes) e Sorocaba (mais de 100 mil habitantes).
A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para “incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos”. Após as etapas estaduais, vai acontecer ainda uma etapa final nacional, marcada para o dia 30 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília/DF.
O ÍNDICE
As melhores cidades em cada pilar são apontadas pelo IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), “que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio”.
Nova Odessa obteve um IGMA geral de 67,74. Na categoria em que venceu na sua faixa populacional, a de “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública”, a nota municipal foi de 85,80. Mas a maior nota de Nova Odessa foi em “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”: 89,65.
“A plataforma é estruturada com base em um IA (Inteligência Artificial) que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final”, informa a Band”, completa a nota. Veja mais em https://cidadesexcelentes.com.br/ e em https://igma.aquila.com.br/.
O trabalho utiliza dados oficiais e teve como parceiro o próprio TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). A metodologia utilizada está detalhada no livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pela Escola de Gestão Aquila em 2021 e disponível em https://premiocidadesexcelentes.band.uol.com.br/.
Deixe um comentário