Geral
A primeira edição da mobilização aconteceu em Nova Odessa em 2016

Nova Odessa apoia ‘Mobilização Passos que Salvam’ do Hospital de Amor de Barretos

Da Redação|Tribuna Liberal 

A Prefeitura de Nova Odessa apoia a realização, no próximo dia 19 de novembro (um sábado de manhã), da edição local da “Mobilização Passos que Salvam”, do Hospital de Amor (ala infantojuvenil) de Barretos. Trata-se de uma ação de conscientização sobre a detecção precoce do câncer infantil, promovida anualmente no último de novembro – e que, neste ano, foi “adiantada” em função da Copa do Mundo FIFA do Catar.

A data tradicional foi escolhida para ficar sempre próxima ao Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil, celebrado anualmente em 23 de novembro. Em Nova Odessa, a mobilização vai acontecer na Praça Vera Luzia Samartin Lorenzi, na Avenida Brasil, no Jardim Marajoara, a partir das 8h do dia 19/11, incluindo dinâmicas sobre o tema e atividades físicas, além do sorteio de brindes (que são doações do Comércio local).

A programação vai ser encerrada com uma caminhada pelo Jardim Botânico Plantarum, que também apoia a iniciativa e que abriu suas portas gratuitamente aos participantes – desde que “uniformizados” com a camiseta da “Passos que Salvam”, cujos recursos arrecadados com a venda são integralmente revertidos em prol das ações do Hospital de Amor de Barretos.

Segundo a coordenadora local de arrecadação da instituição, Cristina Galhardo, as camisetas personalizadas do encontro já podem ser adquiridas. Os interessados devem entrar em contato com os promotores do evento através dos WhatsApps (19) 99673-4444 e 99768-3408 (com a própria Cristina), ou (19) 99828-8383 (com Raquel). Cada unidade pode ser adquirida em troca de uma doação de R$ 30,00 (na forma de um PIX direto na conta do Hospital de Amor).

“Essa mobilização teve início em 2012, com 20 cidades participantes, e foi crescendo. Ficamos dois anos sem promover a mobilização por conta da pandemia. A primeira edição em Nova Odessa aconteceu em 2016, foram quatro anos. A mobilização acontece a nível nacional e, hoje, já são mais de 700 cidades participando, todas no mesmo dia. Trouxemos 760 camisetas, esperamos que a população de Nova Odessa participe”, explicou a coordenadora local de arrecadação da instituição, Cristina Galhardo.

Segundo ela, o objetivo da “Mobilização Passos que Salvam” é despertar a atenção da população para os primeiros sinais e sintomas do câncer infantil. Por isso, na programação do dia, vão constar falas de médicos especialistas no tema.

“Muitas vezes, quando a criança chega a um especialista, já é tarde para o tratamento precoce. Isso aconteceu por falta de informações dos pais sobre os primeiros sinais e sintomas, ou medo, ou mesmo falta de formação adequada dos profissionais sobre o câncer infantil. E o diagnóstico correto muitas vezes é prejudicado pela semelhança dos sintomas com doenças comuns. Mas, quando o diagnóstico acontece cedo, as chances de cura total são maiores”, explicou a voluntária. 

“Participei de todas as mobilizações anteriores, como cidadão e vereador. Hoje, como prefeito, é uma satisfação podermos colocar a Prefeitura à disposição da Cristina e dos organizadores, para fazermos deste um grande evento de conscientização de um tema que é tão importante, que é a saúde e a vida das nossas crianças”, completou o prefeito Cláudio José Schooder (Leitinho).


Deixe um comentário