Nova Odessa anuncia 1ª caminhada de conscientização ao autismo para abril
Evento, promovido pelo Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo,
está marcado para o próximo sábado (1º), com concentração no Paço Municipal;
ação visa combater o preconceito com pessoas que possuem TEAs
Da Redação |Tribuna Liberal
A fim de valorizar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o GRUMAA (Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo) promoverá a primeira edição da “Caminhada de Conscientização do Autismo” de Nova Odessa. O evento acontecerá no próximo sábado (1º), às 9h, com concentração em frente ao Paço Municipal e chegada na Rodoviária Municipal.
Para participar da ação, não é necessária inscrição prévia, mas a organização pede para que os moradores que abraçarem a causa vistam uma camiseta azul, que é a cor da campanha.
A caminhada visa celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e também combater o preconceito com pessoas que possuem TEAs (Transtornos do Espectro Autista), bem como conscientizar sobre as dificuldades que as famílias passam para garantir a inserção dos filhos na sociedade, de acordo com a organização.
Carina Sena, uma das fundadoras do GRUMAA, é mãe de Davi, de 5 anos, que logo cedo foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista em grau moderado. Segundo ela, o grupo foi criado junto com outras mães “cansadas de ver injustiças com pessoas diagnosticadas com o espectro”.
“Estamos abertas para receber essas mãezinhas, buscando sempre o melhor para nossos filhos. O GRUMAA hoje tem ajudado mães que precisam deste apoio até as que precisam de alimentos, fraldas e remédios. Nosso grupo aumentou e nossa expectativa com o evento é ainda maior, estamos muito alegres com isso”, disse Carina.
“Recentemente, estamos trabalhando muito para atender a causa do autismo, que para muitos é ignorada. Pessoas com Espectro Autista merecem uma boa qualidade de vida e respeito acima de tudo, e é isso que proponho a entregar para eles”, afirmou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), relembrando ações na área, como a recente criação da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) municipal e os treinamentos de profissionais da rede municipal de educação para atender os alunos.
Fundado em 2022, através de conversas de mães em uma sala de espera de terapias realizadas com suas crianças, o GRUMAA passou a juntar forças para se desenvolver em um grupo de luta e apoio da causa. Por meio do apoio ao diagnóstico, com as terapias e o lado social, hoje o grupo conta com cerca de 95 mães com filhos autistas, que trocam experiências e dão suporte umas às outras, estando abertas a acolher novas famílias. As mães interessadas em participar do grupo podem entrar em contato pelos telefones (19) 98119-5925 (Carine), (19) 99722-5680 (Jana), (19) 98897-8977 (Mirian) ou (19) 99521-0100 (Jéssica).
Deixe um comentário