Geral
Total de veículos emplacados na região chegou a 15,4 mil ano passado, superando 2023

Número de novos veículos cresce 29,5% na região, revela associação

Sumaré e Paulínia são as cidades que mais emplacaram veículos no ano passado, totalizando 5.578 e 4.121, respectivamente; setor foi impulsionado pela manutenção da oferta de crédito

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Monte Mor e Nova Odessa encerraram 2024 com um total de 15.430 carros, motos, caminhões e ônibus emplacados, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O número representa um aumento de 29,5% em relação a 2023, quando foram registrados 11.911 emplacamentos. Em média, a região teve 42 novos veículos emplacados por dia, o equivalente a dois por hora. Sumaré e Paulínia lideraram o ranking de emplacamentos na região.

Sumaré foi responsável pelo maior volume de registros, com 5.578 novos veículos em 2024, frente a 4.248 no ano anterior, um aumento de 31,3%. A maior parte dos emplacamentos são para automóveis e motos. Em Sumaré, por exemplo, foram emplacados 2.069 carros ano passado e 1.876 motos. Paulínia aparece logo em seguida, com 4.121 emplacamentos no ano passado, contra 3.037 em 2023, um crescimento de 35,8%. Hortolândia registrou 3.386 novos veículos em 2024, superando os 2.687 do ano anterior, um aumento de 26%.

Nova Odessa e Monte Mor também acompanharam a tendência de alta, embora em volumes menores. Nova Odessa somou 1.256 veículos emplacados, contra 1.065 em 2023, crescimento de 18%. Monte Mor teve 1.089 emplacamentos no ano passado, um aumento de 24,6% em relação aos 874 veículos registrados no ano anterior.

Segundo especialistas, os dados refletem o crescimento econômico da região e o aumento da demanda por mobilidade individual, impulsionados, em parte, pela retomada econômica pós-pandemia. No entanto, o aumento no número de veículos também representa desafios para a infraestrutura viária e para o planejamento urbano nos municípios.

Os números são celebrados pela Fenabrave. Nacionalmente, houve alta de 15,5% em 2024 sobre 2023 e 4.744.179 veículos novos vendidos. A entidade representa mais de 7,8 mil concessionárias de veículos no Brasil. Esse é o maior percentual de crescimento do setor desde 2007, quando a expansão chegou a mais de 29%.

“O setor foi impulsionado por fatores como a manutenção da oferta de crédito e a constante diversificação de produtos, em todos os segmentos, no mercado nacional. Como resultado desses fatores, os emplacamentos de 2024 ficaram próximos das projeções apresentadas pela Fenabrave, em outubro (+16,8%), sendo superiores às perspectivas que tínhamos no início do ano (+13,5%). Acreditamos que as festas de fim de ano, que aconteceram no meio das duas últimas semanas de dezembro, embora os dias 24 e 31 tenham sido considerados úteis, acabaram impactando nas vendas, pois muitas pessoas e empresas estavam em período de recesso, reduzindo, principalmente, as vendas corporativas”, ponderou Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.

Para ele, “ficou evidente a sensibilidade do setor e a capacidade de adaptação diante do mercado e dos movimentos da macroeconomia, seja nacional como internacional”. “Itens como câmbio, renda, crédito e outros fatores conjunturais, de contexto econômico e político, influenciam nos negócios do setor, o que dificulta, neste momento, fazer prognósticos precisos para os próximos 12 meses, pois estamos diante de variáveis importantes em vários quesitos, tanto políticos como econômicos”, afirmou.

Porém, mesmo diante das incertezas e variáveis da macroeconomia para 2025, a Fenabrave projeta um crescimento moderado de 7% para todo o setor de veículos em 2025.

CONCESSIONÁRIAS ESTÃO OTIMISTAS EM 2025

Alexandre Frazão é gerente de vendas do Grupo Germânica Volkswagen em Sumaré e trabalha com uma perspectiva de aumento de 5% nas vendas neste ano em relação a 2024. “A gente tem uma tendência de aumento de 5% para 2025 nos automóveis”. Ele avalia que uma alta na taxa de juros pode trazer reflexos ao comprador de veículo zero km. “O comprador de zero km tem muitas taxas especiais de fábrica mediante uma entrada maior, hoje a fábrica trabalha com esse auxílio e incentivo”, comentou.

Rodrigo Silva, da área de vendas da Automec Sumaré, está otimista para este ano. “Nós vamos ‘voar’ em 2025, vamos alcançar o horizonte, o clima é de otimismo (no mercado)”, projetou. 

Deixe um comentário