Mutirão contra dengue recolhe 72 sacos de materiais no Santa Rita 1
Da Redação | Tribuna Liberal
A Prefeitura de Nova Odessa promoveu no último sábado (16/03) de manhã o primeiro “Mutirão Contra a Dengue” de 2024 com a mobilização de voluntários, que atuaram em apoio à equipe do Setor de Zoonoses da Saúde Municipal. Foram visitados cerca de 600 imóveis do Jardim Santa Rita 1, com boa receptividade da população. A cidade chegou nesta segunda-feira a 590 casos positivos da doença, e segue com ações diárias contra o mosquito Aedes aegypti.
Ao longo da manhã de sábado, foram recolhidos 72 sacos de lixo de 50 litros de materiais inservíveis em geral, que continham ou poderiam reter água parada e, assim, servir de criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Também foram distribuídos panfletos e feita a orientação dos moradores quanto à necessidade urgente de promoverem a vistoria e limpeza de seus próprios quintais.
Durante o trabalho, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também fizeram a notificação amigável de 32 imóveis, para que os proprietários procedam urgentemente com a limpeza, pode do mato ou retirada de entulho dos mesmos.
Mais um mutirão voluntário contra a dengue deve acontecer em Nova Odessa no próximo sábado, dia 23/03, desta vez no Jardim Alvorada, outro bairro da cidade que também apresenta muitos casos da doença neste ano.
A Vigilância Epidemiológica e o Setor de Zoonoses da Prefeitura adiantaram ainda que, provavelmente neta quinta-feira (21/03), deve ocorrer mais uma força-tarefa de nebulização contra os mosquitos adultos, em várias áreas da cidade que registram dois ou mais casos positivos de dengue. Será a terceira ação do tipo neste ano.
Os “fumacês” acontecem sempre no início da manhã e seguem regras específicas da Sucen (Superintendência Estadual de Controle de Endemias), que fornece o inseticida específico nas quantidades exatas para “cobrir” as quadras autorizadas a passarem pelo procedimento. Os moradores dos “quadriláteros” que vão passar pela nebulização devem ser informados por serviço de carro de som um dia antes.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde adiantou que, provavelmente já a partir do próximo sábado, dia 23/03, o PAM (Pronto Atendimento Municipal) 12h do Jardim Alvorada e região deve passar a atender exclusivamente pacientes com sintomas da dengue, funcionando como uma unidade de referência para a doença para moradores de toda a cidade. Mais detalhes sobre a medida devem ser divulgados ainda esta semana.
Deixe um comentário