Geral
Novo paisagismo e melhorias na iluminação proporcionam aos moradores maior visibilidade e segurança

Moradores do Marajoara elogiam poda e nova iluminação em praça

Da Redação | Tribuna Liberal

Equipes da Prefeitura de Nova Odessa promoveram na última semana uma ação de limpeza, podas preventivas de árvores e manutenção geral na Praça Vera Luzia Samartin Lorenzi, no Jardim Marajoara. Atuaram no local equipes do Setor de Parques e Jardins, da Diretoria de Serviços Urbanos e também da Engenharia Elétrica, que fez a substituição de todas as luminárias que se encontravam queimadas.

Os moradores das proximidades aprovaram o resultado, destacando a maior segurança e a melhor iluminação graças às podas controladas das árvores “urbanas” que existem na praça, todas plantadas. No último sábado (29), inclusive, o espaço de lazer foi tomado pelo grande público que participou da Festa Julina Comunitária realizada no bairro.

“Eu achei uma ação muito boa, porque as copas das árvores estavam muito fechadas, estava muito escuro (embaixo), as luzes de nada estavam adiantando. Era preciso essa poda”, afirmou dona Magnólia Justo da Silva. “Maravilhoso, nota mil. Quem reclamar, não é de bem com a vida. As árvores também precisam de um cuidado. Do jeito que estava, as árvores estavam ‘fechando’ tudo, do jeito que está agora ficou divino”, acrescentou a vizinha Francisca Maria Jesus. “Achei muito importante, traz mais vida para a praça”, completou Maria Vaz da Silva.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, a engenheira ambiental Aryhane Massita, “as podas realizadas na praça do Jardim Marajoara eram necessárias para melhorar a visibilidade, a ventilação e a luminosidade do local, visando a segurança dos frequentadores da praça”.

“Nossas equipes ‘ergueram’ as copas das árvores para melhorar a visão abaixo das árvores. Em praças e demais áreas públicas de frequência de pessoas, a visibilidade é essencial para a segurança dos frequentadores. Não foi realizada nenhuma supressão arbórea, apenas podas de condução”, ressaltou a profissional.

“Fizemos um levantamento da iluminação aqui na Praça Vera Luzia Samartin Lorenzi e identificamos dois problemas. Primeiro, que havia lâmpadas defeituosas que precisavam ser trocadas. Porém, não adiantaria nada apenas trocar os equipamentos, porque, devido às copas das árvores muito baixas, os postes estavam iluminando apenas o topo das árvores. A gente ‘levantou’ as copas através das podas, sem eliminar nenhuma árvore. Não houve extração de nenhum espécime”, finalizou o engenheiro Emerson Padela. 

Deixe um comentário