Moradores aprovam serviço de limpeza de guias e calçadas em Nova Odessa
Ação começa a receber elogios e pedidos da população e de
comerciantes; novo contrato prevê ainda varrição e a pintura das guias
Da Redação | Tribuna Liberal
O novo serviço de limpeza de guias e calçadas contratado pela Prefeitura de Nova Odessa começa a receber elogios – e pedidos – da população e de comerciantes, principalmente de quem circula a pé ou motorizado pelas principais avenidas e ruas da cidade. Nesta semana, por exemplo, as equipes concentraram o trabalho em pontos das avenidas Ampelio Gazzetta e Brasil e da Rodovia Rodolfo Kivitz.
O contrato anterior, já encerrado pela gestão municipal, previa apenas os serviços de roçagem e limpeza das calçadas da cidade, que eram realizados por duas equipes, compostas por oito funcionários cada, totalizando 32 colaboradores.
Já o novo contrato vai além, e prevê também, além da limpeza e roçagem das calçadas, a varrição prévia, a pintura de guias (realizada por máquina específica para esta finalidade) e o hidrojateamento, ou seja, a limpeza dos passeios e “sarjetas” (guias) com água de reuso sob alta pressão, através de um caminhão devidamente equipado, garantindo a limpeza total de cada localidade atendida.
Segundo a secretária de Obras, Projetos e Planejamento (e gestora do novo contrato), Miriam Lara Netto, também é utilizado um caminhão com equipamento de sucção, para agilizar a limpeza inicial, antes da lavação e da pintura. O contrato é fruto de licitação e tem validade inicial de 12 meses. Além das avenidas, já foram atendidos, em sua totalidade, os jardins São Jorge e São Francisco.
“Além disso, agora a empresa fornecedora dos serviços tem que manter trabalhando na cidade um total de 43 colaboradores, divididos em quatro equipes, que atuam em quatro frentes de trabalho ao mesmo tempo e realizando um serviço muito mais completo, com equipamentos adequados. Ou seja, o ganho para o cronograma de limpeza é enorme”, explicou o secretário municipal de Administração (e engenheiro civil) Vilson Amaral.
Para o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), o resultado da mudança de modelo do contrato é positivo. “Estava vistoriando o trabalho na empresa lá no Jardim São Jorge e uma moradora veio me dizer que estava gostando muito da agilidade das equipes, que fazem o trabalho por etapas, uma depois da outra, e quando terminam deixam tudo limpinho, tudo recuperado”, destacou o prefeito.
Segundo o diretor de Serviços Urbanos da Prefeitura, Luan Vitorelli (que elabora e acompanha o cronograma de atividades da empresa), “é um serviço de excelência, que vai desde a capinação dos matinhos que crescem nas calçadas e nas guias até a pintura final das guias, com rapidez e qualidade”.
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