Geral
Secretários de Monte Mor se reuniram para debater ações preventivas e de apoio a áreas de risco

Monte Mor se antecipa e reúne Comitê de Contingência contra alagamentos

Reunião entre secretários e técnicos da Prefeitura fez identificação de áreas atingidas, cadastramento de moradores de locais de risco e ações de orientação de famílias

Da Redação | Tribuna Liberal 

Com objetivo de atuar na prevenção de intercorrências de chuvas, a Prefeitura de Monte Mor realizou nesta quarta-feira (23), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, autoridades municipais e técnicos a fim de trabalhar de forma coordenada e evitar situações de risco com as chuvas intensas que tradicionalmente castigam o município.

“A parceria, que busca responder de forma eficiente às dificuldades no enfrentamento de possíveis situações envolvendo as chuvas intensas que podem ocorrer e seus impactos no município, tratou de assuntos de identificação das áreas afetadas, do cadastramento de residentes das áreas de risco, além da logística e das ações de prevenção e orientação às famílias”, informou o Executivo.

Participaram da primeira reunião o secretário interino de Defesa Civil, e secretário de Segurança, Adriano Vieira Serra, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Molina, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Claudinei Rodrigues, o chefe de Promoção Social, do Fundo Social de Solidariedade, Eduardo Bispo, o diretor de Relações Institucionais Eudice Leite, o assessor Silvio Domingues, e representantes da equipe do CRAS.

Para o secretário de Segurança, as tratativas e definições do comitê terão um papel importante e decisivo na eficiência da resposta e na função de cada pasta. “Esse é um trabalho múltiplo da atual administração do Prefeito Edivaldo Brischi, que tem por objetivo mais segurança e defesa das comunidades, com ações também preventivas”, mencionou o secretário Serra.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, a intenção é otimizar os serviços fazendo com que as informações e as orientações cheguem a quem precisa de maneira “organizada”. “A atual administração procura estar atenta e atuante nesta adversidade, para em conjunto com as demais Secretarias, restabelecer a normalidade social o quanto antes, caso ocorra alguma intercorrência da natureza, provendo os recursos assistenciais e recuperativos necessários”, destacou o secretário Molina.

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, os trabalhos no sentido de manter o município mais preparado para essas situações vêm acontecendo. “O serviço de poda de árvores, realizado constantemente por exemplo, pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Defesa Civil, ocorrem com a finalidade de evitar quedas, ou ainda com limpezas e retirada, além de fiscalizações constantes de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos, que podem com as chuvas seguir em direção aos rios e potencializar de forma negativa a situação”, explicou o secretário Rodrigues.

“A reunião deu início ao desenvolvimento de forma preventiva das ações de enfrentamento e colocar em prática protocolos de resposta imediata aos impactos negativos que a possível temporada de chuvas intensas deste ano de 2023 possam causar, diminuindo as implicações à população”, finalizou a Prefeitura.

Deixe um comentário