Monte Mor promove mutirão gratuito de castração de cães e gatos na cidade
Após cirurgia de castração, animal recebe um microchip com
as suas principais informações e os dados do tutor; ação acontece no prédio
anexo ao Ginásio Baia Assis, no Jd. Paulista
Da Redação | Tribuna Liberal
O setor de Bem-Estar Animal de Monte Mor deu início nesta semana ao mutirão de castração de cães e gatos no município, no espaço anexo ao Ginásio Baia Assis, no Jardim Paulista, em ação que continua nesta sexta-feira (12), atendendo exclusivamente animais cadastrados previamente no site da Prefeitura, e que tenham seguido corretamente as prescrições médico-veterinárias de pré-operatório, resguardando maior segurança no procedimento para os animais acolhidos.
O acolhimento começa com uma triagem onde acontece uma verificação das condições pré-determinadas para a intervenção médica, além de um pré-anestésico, para logo após o pet ser levado para o pré-operatório. Após a cirurgia de castração, ainda sedado, o animal é microchipado (o microchip funciona como um “RG” e é do tamanho de um grão de arroz, servindo para armazenar as principais informações do pet como nome, espécie, sexo, cor, idade, raça e os dados do tutor, o que inclui endereço e contato).
A ação visa mais segurança e bem-estar para o animal e seu dono. A ferramenta pode auxiliar no reencontro do animal com seu tutor caso ele fuja, pois se o pet se perder e for encontrado e levado para um local em que haja um leitor de microchip, como uma clínica veterinária, o médico veterinário pode acessar as informações do chip e entrar em contato com o dono.
Segundo o médico veterinário e chefe de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores de Monte Mor, Nerivaldo Moura, o serviço de castração de animais domésticos (cães e gatos) que começou a ser realizado é gratuito e liberado para a população mediante cadastro prévio divulgado anteriormente nas mídias digitais da Prefeitura. “O objetivo do mutirão é de promover mais saúde e bem-estar aos animais no município, incentivando uma posse responsável e de certa forma um controle populacional mais adequado evitando, em caso de fuga ou perda do animal de estimação, que haja reprodução desses animais em situação de rua”, mencionou Moura.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Claudinei Rodrigues, que responde pelo órgão de proteção e cuidado animal, neste primeiro momento, na primeira etapa das ofertas de castração de animais domésticos, era preciso entrar no site da Prefeitura, no menu ou no acesso rápido, ler as regras e as instruções, preencher o formulário e aguardar o contato do Bem-Estar Animal de Monte Mor, para conseguir uma vaga no mutirão.
Deixe um comentário