Geral
Após visita, prefeitura fará estudos e terá estatísticas para atuar junto ao microempreendedorismo local

Levantamento vai mostrar principais necessidades de MEIs em Hortolândia

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico passarão por estabelecimentos nas cinco regiões do município e farão questionário com objetivo de entender, registrar e orientar empreendedores sobre suas maiores dificuldades

Da Redação | Tribuna Liberal

Em Hortolândia, estar ao lado dos comerciantes, empreendedores e microempreendedores para saber as necessidades de quem movimenta a economia faz parte das ações da prefeitura para alavancar o desenvolvimento e o crescimento do comércio local. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, iniciou neste mês um ciclo de visitas às microempresas da cidade. 

A primeira região a receber os agentes foi a do Jardim Novo Ângulo. De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, equipes capacitadas vão até os comércios para ouvir as necessidades dos microempreendedores e para orientá-los com serviços desenvolvidos pela prefeitura e órgãos parceiros.

“Nestas visitas, os agentes entregam aos comerciantes um questionário para a avaliação da situação do comércio local. Também são propostas reuniões com o poder público, além da mostra dos cursos em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para planejamento, precificação e marketing, por exemplo. 

O reforço do marketing, atualmente, é o item com maior necessidade dos comerciantes nestas primeiras pesquisas já realizadas. Também falamos sobre o Banco do Povo, que pode oferecer aporte de até 20 mil reais para este empreendedor. Temos uma conversa produtiva para o real desenvolvimento do comércio. Após estes encontros, faremos estudos e teremos números e informações sobre o microempreendedorismo na cidade”, explica o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Edvaldo Cardoso.

HORTOLÂNDIA EMPREENDEDORA

Em 2024, Hortolândia foi a segunda cidade da região em número de atendimentos pelo Sebrae, atrás apenas de Campinas. De acordo com o órgão, Hortolândia registrou um total de 53.098 atendimentos, realizados por meio de diversos canais oferecidos pela instituição, como consultorias online, eventos, feiras, Sebrae Aqui, Sebrae Móvel e atendimentos presenciais. Desse total, o posto Sebrae Aqui de Hortolândia teve um papel fundamental, com 5.755 atendimentos presenciais, sendo 4.894 realizados por pessoas físicas e 861 por pessoas jurídicas.

“Nosso empreendedorismo, os jovens empreendedores, enfim, estão amparados na cidade com oportunidades para qualificar-se e serem orientados por profissionais. Quem está começando no setor, também estará bem respaldado. Portanto, o trabalho para nosso crescimento econômico continuará, com investimento, qualificação e, com o passar do tempo, poderemos ver a evolução em cada canto de Hortolândia”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Pádua.

Os espaços parceiros da prefeitura de apoio aos empreendedores de Hortolândia funcionam, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Prefeito Angelo Augusto Perugini”, na Rua Projetada 12, nº 100, no Jd. Metropolitan.

Deixe um comentário