Leitinho e autoridades inauguram 'Sala Lilás' na Delegacia de Nova Odessa
Voltado ao atendimento exclusivo a mulheres e crianças
vítimas de violência, espaço foi viabilizado em parceria com a Polícia Civil
Encerrando a programação do “Agosto Lilás”, o mês de combate à violência contra as mulheres na cidade, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), e dezenas de autoridades inauguraram na terça-feira (30) a nova “Sala Lilás” na Delegacia do Município. O local foi viabilizado em parceria com a Polícia Civil do Estado de São Paulo, através da Delegacia Seccional e da Delegacia do Município, e é voltado ao atendimento humanizado e exclusivo a mulheres e crianças vítimas de violências.
“Nós sabemos que muitas mulheres são vítimas de violência, mas não registram a ocorrência, por causa do medo do marido se vingar, ou às vezes saem de casa para ir à delegacia e depois são proibidas de voltar, já que dependem do marido. Então essa sala vai dar conforto, segurança, vai ter aquela sensibilidade ao acolher essas mulheres e conseguir registrar da melhor forma os boletins de ocorrências”, afirmou o prefeito Leitinho.
“Buscamos já há algum tempo viabilizar junto ao Governo do Estado uma Delegacia da Mulher, é uma cobrança da Polícia Civil no município, afinal Nova Odessa merece uma unidade dedicada. Mas enquanto não conseguimos a DDM, viabilizamos essa Sala Lilás, por que precisamos realmente de um atendimento mais delicado e particular para as mulheres”, disse o delegado do município, Reynaldo Peres, que falou também em nome da delegada seccional Martha Rocha de Castro.
“A delegacia é o primeiro lugar que uma pessoa pensa em pedir ajuda quando algum problema acontece, quando o cachorro foge, quando o produto de uma loja vem defeituoso, sempre fazem um BO. Mas para as mulheres que sofrem esse tipo de violência não é o caso, infelizmente, por causa de alguma insegurança ou medo. Então tenho certeza de que essa sala vai ajudar nesse processo, para elas falarem sobre esses problemas com mais conforto. E contem com o Legislativo para ajudar nisso”, declarou o presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício, o Pelé.
“Essa sala é muito importante para darmos o devido atendimento às mulheres que sofrem esse tipo de violência. É uma grande conquista, um passo acertado para a Segurança Pública da cidade. Agora estamos trabalhando para conseguir a Patrulha Maria da Penha, que será usada exclusivamente para esses casos e vai melhorar ainda mais o nosso atendimento e a prevenção a esses crimes”, acrescentou o secretário de Segurança, coronel Carlos Fanti.
“A Prefeitura já vem promovendo ações para campanha do Agosto Lilás, então a delegacia abre essa sala com o objetivo de humanizar esse atendimento e combater a violência contra a mulher”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brocchi.
“Estou emocionada de presenciar isso acontecendo. Para mim, é muito importante, estou nessa luta há muito tempo e sabemos da importância disso. Todos aqui sabem da quantidade de violência doméstica que temos em nosso país. Essa sala vai poder ajudar as mulheres, por que muitas delas nem vão a uma delegacia por que são atendidas perto de outras pessoas, e elas têm vergonha ou medo de falar. E agora, com essa sala, elas vão se sentir protegidas, sentir um abraço”, finalizou a advogada Iracema Leal, presidente da comissão de mulheres vítimas de violências da Subseção de Nova Odessa da OAB e palestrante sobre o tema.
Atualmente, a Polícia Civil atende em uma delegacia provisória (um imóvel locado pela Prefeitura na Rua Rio Branco, nº 54, no Centro) durante as obras de construção da nova Delegacia do Município, que prosseguem no terreno da Avenida Carlos Botelho.
Deixe um comentário