Geral
Estado quer discutir venda da sede do Instituto de Zootecnia, que tem 8,8 milhões de metros quadrados

Justiça cancela audiência pública sobre venda de áreas do IZ, em Nova Odessa

Oito áreas da Fazenda do Estado e a sede do Instituto de Zootecnia, na Rua Heitor Penteado, fazem parte das discussões sobre alienação; proposta preocupa comunidade científica, que vê ameaça ao avanço de pesquisas e segurança alimentar

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O Governo do Estado de São Paulo convocou, mas a Justiça cancelou uma audiência pública que trataria da possível venda — total ou parcial — de 35 áreas destinadas à pesquisa científica na área agropecuária. Oito áreas da Fazenda do Estado e a sede do Instituto de Zootecnia (IZ), na Rua Heitor Penteado, em Nova Odessa, fazem parte das discussões sobre alienação.

A proposta levantou preocupações entre a comunidade científica, que vê na medida uma ameaça ao avanço de pesquisas fundamentais para o setor agropecuário e para a segurança alimentar no Estado.

Nesta sexta-feira (11), a Justiça concedeu liminar e suspendeu a audiência pública da próxima segunda-feira (14). O pedido de suspensão é da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC).

A Justiça apontou que “falta clareza quanto a identificação das áreas afetadas, isso é, se a alienação será total ou parcial; como foi realizado o cálculo para fixar o preço de venda; como será a preservação de toda produção científica dos institutos afetados; qual estudo econômico realizado que ensejou a alienação e se as áreas envolvidas estão sob regime de proteção permanente”.

A liminar também menciona o local escolhido pela pasta estadual para realizar a audiência, que teria capacidade para abrigar 150 pessoas, “enquanto a comunidade científica é composta por mais de 600 membros, que teriam sido convocados para participarem da audiência pública”.

A Justiça manda ainda que o Estado apresente autorização do Legislativo para a venda. “Ao menos em sede preliminar, não consta que o Poder Legislativo tenha aprovado o pedido de alienação proposto pelo Poder Executivo”, disse a juíza Gilsa Elena Rios ao conceder a medida. Cabe recurso.

A convocação para a audiência pública ocorreu no último dia 8 de abril, por meio do Diário Oficial do Estado. Na publicação, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento também apresentou, sem detalhes, a lista de imóveis públicos utilizados para a pesquisa.

“Nenhum estudo foi apresentado pelo governo sobre os impactos de uma decisão radical como esta, tanto para o meio ambiente, já que estas fazendas abrigam remanescentes de mata nativa, e muito menos para a pesquisa científica”, afirma Helena Dutra Lutgens, presidente da associação.

GRANDE ÁREA

Em Nova Odessa, oito propriedades foram incluídas na proposta apresentada pela pasta estadual. Entre elas está a sede principal do IZ, com mais de 8,8 milhões de metros quadrados no coração da cidade, além de imóveis de apoio como moradias funcionais e alojamentos para estudantes.

Com quase 120 anos de atuação, o Instituto de Zootecnia é considerado uma referência nacional e internacional na pesquisa em produção animal. 

Deixe um comentário