JOFEGE conquista certificado por obra em viaduto de Sumaré
Da Redação | Tribuna Liberal
A empresa JOFEGE foi premiada com o certificado “Canteiro Sustentável” pelas ações de sustentabilidade e responsabilidade ambiental desenvolvidas no viaduto rodoviário da rua Juvenal Vasconcelos, no Jardim Primavera, em Sumaré. A obra teve início em outubro passado, com previsão de entrega para outubro de 2024.
O certificado é uma iniciativa da Rumo para premiar as empresas contratadas que seguem critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Criado em 2021, baseia-se no Indicador de Desempenho Ambiental, elaborado internamente, que avalia as iniciativas das contratadas em 10 quesitos: resíduos sólidos, produtos químicos, recursos hídricos, efluentes líquidos, fauna, flora e áreas protegidas, eficiência energética, padrões construtivos, controle de emissões de gases de efeito estufa, comunicação e responsabilidade socioambiental e organização do canteiro de obras. A JOFEGE obteve 82 pontos, de um máximo de 100, conquistando o certificado no mês de novembro.
A iniciativa motivou os trabalhadores do canteiro de obras em uma campanha voluntária de arrecadação de leite para doação às famílias mais necessitadas de Sumaré. Realizada em dezembro, a campanha arrecadou 200 litros de leite, que foram repassados ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura.
“A certificação ‘Canteiro Sustentável’ reconhece as ações das empreiteiras parceiras no sentido da responsabilidade e preservação do meio ambiente. A pontuação do indicador se reflete na posição da empresa no ranking interno de fornecedoras da Rumo. Todas as nossas parceiras têm que estar em conformidade com o Manual do Canteiro de Obras da Rumo e passam por auditoria todo mês”, explica Fabiano Souza, coordenador de Meio Ambiente da concessionária.
“Essa premiação demonstra que estamos no rumo certo. Só foi possível alcançá-lo porque temos uma empresa bem estruturada e todos os setores trabalharam para ele: planejamento, compras, segurança do trabalho, é um resultado conjunto. É também um incentivo para continuarmos trabalhando; estamos aprendendo com as maiores empresas do Brasil, e isso é muito gratificante e honroso”, diz Lucas Novaes, diretor de Obras da JOFEGE.
Deixe um comentário