Investimento de R$ 191 mi amplia oferta de água e tratamento de esgoto
Balanço divulgado pela concessionária BRK aponta salto de qualidade no abastecimento e prevê obras para alcançar 100% de coleta e tratamento de detritos em Sumaré
Com investimento de R$ 191 milhões, nos últimos seis anos, nos sistemas de água e esgotamento sanitário, a população de Sumaré começa a enxergar soluções para resolver problemas crônicos no abastecimento, reclamação constante da população por décadas.
Novas obras prometem colocar fim na
escassez de água e ampliar os serviços de esgotamento sanitário com a meta de
alcançar 100% de coleta e tratamento dos detritos num futuro breve. Os dados
constam no balanço divulgado pela concessionária BRK, empresa responsável pelos
serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto do município,
desde 2015.
De acordo com o relatório, a empresa realizou a modernização
no processo de captação de água bruta do Rio Atibaia para manter a qualidade no
abastecimento. Para isso, foram instaladas sondas analíticas na captação de
água bruta do Atibaia, responsável por enviar água para a ETA II (Estação de
Tratamento de Água), localizada no Parque Itália.
Esses equipamentos monitoram 24h por dia a qualidade da água
no canal de entrada da captação. Os parâmetros acompanhados são pH,
Condutividade, Oxigênio Dissolvido e Turbidez são monitorados pelo operador da
unidade para adotar as medidas necessárias em caso de identificação de alguma
alteração na qualidade da água captada no manancial.
Na ETA I, localizada na Vila Menuzzo, responsável pelo
abastecimento de 30% da população, foi instalado um novo sistema de filtragem
para qualidade da água.
Com investimento de R$ 650 mil, o novo filtro modular é
conectado ao decantador da ETA e funciona como uma unidade adicional. Com
capacidade de vazão de 40 litros por segundo, ele beneficia diretamente os mais
de 80 mil moradores abastecidos pelo Sistema I, que abrange as regiões Central,
do Picerno e Carlota.
Concluída em 2020, a ampliação e modernização da captação
contou com a instalação de novos equipamentos e obras estruturais de melhorias
que já permitiram o aumento da capacidade de captação de água de 600 l/s para
750 l/s, um incremento de 150 l/s.
Além disso, a ETA II passa por obras de ampliação e
modernização que já tem avanço de 98%. Com as fases já concluídas, também foi
possível aumentar a produção de água beneficiando, assim, 70% da população.
Entre os anos de 2017 e 2019 a concessionária destaca que
atuou na execução de obras de redes de água para reforço no sistema de
distribuição como “solução definitiva de problemas crônicos no abastecimento”.
O investimento de R$ 3,6 milhões beneficia cerca de 108 mil pessoas de 63
bairros de Sumaré, informa a BRK.
Segundo a empresa, foram executados 11,4 quilômetros de
redes. As obras aconteceram nos bairros Jardim Paulistano, Parque Itália,
Jardim Santa Terezinha, Jardim Viel, Parque Florely, Parque Residencial
Virgínio Basso, Jardim Nossa Senhora da Conceição, Planalto do Sol, Altos de
Sumaré, Jardim Luiz Cia, Parque Santo Antônio, Jardim Dulce, Jardim Macarenko e
Jardim Manchester.
Ao longo de 2021, a BRK executou a substituição de redes de
água em várias regiões da cidade. Segundo a concessionária, as obras fazem
parte de um programa de investimentos da empresa que tem o objetivo de
modernizar o sistema de distribuição de água e promover a substituição de
tubulações antigas por novas, com materiais mais avançados e mais resistentes.
No total, a concessionária contabiliza que trocou 9,2
quilômetros de redes na Avenida da Amizade e nos bairros Centro, Maria Antonia
e Jardim Dall’Orto, beneficiando cerca de 7.300 pessoas.
As novas redes instaladas são, na maioria, de PEAD
(Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e com
baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com
uma durabilidade superior a 50 anos.
A previsão é que 12,9 quilômetros de redes de água sejam trocados em 2022 no Centro, no Maria Antonia e em outros trechos de bairros específicos já mapeados.
ETEs devem garantir 100% de esgoto coletado e tratado
Para alcançar 100% de esgoto coletado e tratado em Sumaré, a
BRK informa que são necessárias mais duas estações de tratamento e a
implantação de 54 quilômetros de rede coletora de detritos.
Com a realização dos serviços de terraplenagem, a empresa já
deu início às obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Tijuco Preto, que
será responsável por tratar o esgoto da bacia de mesmo nome, formada pelas
regiões do Matão e da Área Cura.
Além da ETE, o projeto também contempla a implantação de 11
quilômetros de redes coletoras para levar o efluente até a nova unidade de
tratamento que irá atender as duas regiões.
A empresa adianta que o sistema que será operado nessa ETE se chama Nereda® e sua tecnologia será capaz de remover nitrogênio e fósforo do esgoto, devolvendo um efluente mais limpo aos rios e córregos. A concessionária já concluiu a etapa de terraplanagem e se prepara para o início da construção da estação, o que ocorrerá em paralelo à implantação das redes de coleta de esgoto responsáveis por levar o efluente para tratamento na nova ETE.
A empresa informou que está em tratativas com a Prefeitura para liberação das áreas para iniciar a implantação dessas redes. Após a ETE Tijuco Preto, a concessionária também tem prevista a construção da ETE Quilombo e outros 43 quilômetros de coletores, alcançando, assim, a universalização (100%) dos serviços de esgoto em Sumaré.
A construção da ETE Quilombo e das redes de coleta também
dependem de liberação de áreas, assunto que está sendo tratado com a
Administração Municipal, segundo a BRK.
Desde o início da concessão, em 2015, a BRK já ampliou de 14% para 30% o índice de tratamento do esgoto em Sumaré, conforme balanço apresentado pela concessionária. Isso significa um acréscimo de 125 mil litros no volume de efluente tratado mensalmente na cidade. Antes de 2015, Sumaré tinha 95% dos detritos produzidos coletados. Hoje a coleta é de 100%.
Lavagem preventiva
Com o objetivo de garantir o bom funcionamento do sistema de
esgotamento sanitário do município, a BRK realiza, periodicamente, a lavagem
preventiva das redes de esgoto.
Em 2021, destaca a concessionária, esse trabalho foi
intensificado com a limpeza de 226,32 quilômetros de redes. A extensão
representa um aumento de 87% de tubulações limpas no comparativo com o mesmo
período de 2020, quando 121,40 quilômetros de redes passaram pela limpeza. Além
disso, de janeiro a junho de 2022, 176 quilômetros de redes foram limpos.
Combate ao desperdício preserva 6,8 bilhões de litros de água
O trabalho para redução e combate às perdas de água também
apresenta resultados importantes, segundo o balanço da BRK. A concessionária
informou que, desde o início da concessão, em 2015, até junho deste ano, mais
de 6,8 bilhões de litros de água foram preservados.
O volume é suficiente para abastecer 94,2 mil pessoas por um ano ou 1,1 milhão de habitantes por um mês. O índice de perdas em 2021 fechou em 34,91% - menor média anual desde o início da concessão, quando esse índice era de 60%. De janeiro a junho de 2022, a média do indicador ficou 33,97%, menor do que o registrado no mesmo período de 2021 quando o índice fechou em 34,5%.
Ao comparar os dois períodos, mais de 117 milhões de litros foram economizados, o suficiente para abastecer 19,5 mil pessoas por um mês. Entre as iniciativas já adotadas, no primeiro semestre de 2022, estão a localização e reparo de vazamentos não visíveis, substituição de 1.368 ligações de água, continuidade do trabalho de rastreamento para identificação de possíveis vazamentos, instalação de três macromedidores, quatro ventosas e uma válvula reguladora de pressão, além da criação de novos setores de abastecimento.
A BRK explica que o combate às perdas tem por objetivo oferecer maior disponibilidade de água para a população, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando um serviço de qualidade para a cidade.
Obras para ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água nos próximos anos
- Estação de Tratamento de Água II: ampliação e modernização do sistema de tratamento de lodo;
- Estação de Tratamento de Água I: ampliação e modernização
com instalação de equipamentos para controle em tempo real da qualidade da água
nas etapas de tratamento e implantação de sistema para tratamento de lodo;
- Captações de água bruta das represas do Horto I, Horto II e Marcelo: ampliação e modernização das elevatórias com implantação de sistema de monitoramento online;
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